Em Benguela: UNITA acusa MPLA de promover miséria e prostituição durante 45 anos de governação

Compartilhe

O novo secretário provincial da UNITA em Benguela, Adriano Sapiñala lançou farpas ao seu principal adversário político – MPLA, partido que governa Angola há 45 anos, a quem acusa de, durante a sua governação, “ter promovido a prostituição, desemprego e outros males”, que na visão do político do “Galo Negro”, afectam directamente a vida dos angolanos.

*Eduardo Ngumbe | Benguela
Fonte: Rádio Angola

Num discurso proferido à população do bairro 17 de Setembro, na zona alta da cidade do Lobito, no último fim-de-semana, o novo líder da UNITA nas “terras de Ombaka”, disse que, diante dos “males provados aos angolanos pelo partido no poder, não merece ter apoio do povo”.

“Pior ainda, quando esse mesmo partido, que andou a desgraça a vida do povo reconhece ter errado e promete corrigir, mas que a tal correcção estão a fazer ainda pior do que já estava”, disse.

Nas suas farpas ao MPLA, o conhecido “político 4×4”, afirmou que “podem chamar quem quer que seja” para enfrentá-lo, “não adiantará porque”, disse Sapiñala, “quem vive ao longos de 45 anos promovendo estes males não pode merecer atenção do povo”.

Num discurso feito em língua Umbundu e Português, Adriano Sapiñala lembrou aos militantes e simpatizantes do seu partido, que o município do Lobito “está complemente partido, as estradas estão todas esburacadas e há lixo em tudo quanto é canto”.

“Mas há uma coisa que vocês deviam saber, eles andam a nos dizer que não há dinheiro para fazer as coisas, isso é uma pura mentira, o problema maior prende-se com falta de compromisso para com a pátria e pessoas que nela vivem”, referiu o político.

Para o secretário da UNITA em Benguela, o governo suportado pelo MPLA “anda mais preocupado em roubar do que resolver os problemas básicos dos cidadãos”, porque explicou o “maninho”, “para cada investimento tiram suas comissões e nunca querem saber do impacto que os mesmos investimentos têm na vida do cidadão”.

Didi, como também é tratado pelos seus correlegionários garantiu aos militantes da UNITA e a população do Lobito que “experiência de governação que a UNITA propala tem como centro das atenções o povo, qualquer outra experiência subversiva a estes desígnios a UNITA dispensa”.

No entendimento do político do maior partido na oposição, “o povo não pode estar eternamente refém de um partido que o tornou masoquista, não podemos admitir que o sofrimento nos habitue, despertemos deste conceito nocivo”.

Na sua intervenção de perto de 30 minutos, Adriano Sapiñala exortou aos seus “maninhos” que a luta política tem de ser travada no centro da cidade, porque sublinhou ele, “o Lobito tem um histórico pro-unita, que tem de ser preservado porque”, segundo o político, “foi aqui onde em 1958 o presidente fundador Dr. Jonas Malheiro Savimbi na Canata fez um discurso de despedida aos seus colegas para irem estudar no estrangeiro onde na mensagem disse nós estamos a ir estudar mas voltaremos para lutar para o nosso próprio país”.

Leave a Reply