DIRECTORES DOS SERVIÇOS PRISIONAIS E INVESTIGAÇÃO CRIMINAL EXONERADOS

Compartilhe

Os directores nacionais dos serviços prisionais e investigação criminal, órgãos tutelados pelo ministério do Interior, nomeadamente, comissários-chefe António Joaquim Fortunato e Eugénio Alexandre, foram hoje exonerados pelo ministro Ângelo de Veigas Tavares. Segundo fonte do ministério do Interior, o anúncio das exonerações acontecerá ao longo da tarde desta segunda-feira, dia 20.

Entretanto, adianta a fonte, tudo indica que o comissário-chefe António Fortunato, que ficou bastante conhecido no processo dos 17 presos políticos angolanos, «caso 15+Duas», vai ocupar o cargo de Eugénio Alexandre no SIC.

António Fortunato, que nos serviços prisionais substituiu Ferreira de Andrade, actual comandante provincial do Kuando Kubango, tem o seu mandato manchado pelo elevado número de fugas de reclusos e agressões físicas aos presos e presas em diversas cadeias do país.

As denúncias divulgadas pelo semanário Folha 8 dando conta de que o comissário-chefe exigiu, durante o pleito eleitoral, que os agentes votassem no partido MPLA é outro ponto negativo que ficou registado no seu consulado.

É também apontado como responsável pela venda de fardamentos, incluindo as botas militares, que deveriam ser entregues aos efectivos gratuitamente, bem como a obtenção dos passes de serviço mediante pagamento dum valor.