MINISTRO DAS FINANÇAS NOTIFICADO PELO SIC

Compartilhe

O ministro das Finanças, Archer Mangueira, recebeu hoje a notificação do Serviço de Investigação Criminal (SIC) para responder no mesmo processo em que está arrolado o director nacional do Tesouro, Edson Vaz, detido na sexta-feira última.

Para além de Archer, a fonte da RA avança que o ex-governador de Luanda e actual segundo vice-presidente da Assembleia Nacional Higino Carneiro também foi citado pelo director detido como parte do esquema que pagava empresas fictícias com fundos públicos. Desta lista constam mais nomes que, acrescenta a fonte, alguns poderão ser presos ainda na segunda-feira, dia 20.

Higino Carneiro | DR

Sabe-se ainda que o novo governador do BNA, José de Lima Massano, detectou que cerca de 500 milhões de dólares foram enviados para o exterior e, diz a fonte, “esses valores já foram resgatados”.

“Os que ajudaram o BNA nesse processo pediram, como garantia, que os indivíduos que desviaram o dinheiro sejam colocados na cadeia”, conta.

Nessa altura, desde o ministro das Finanças aos demais envolvidos, estão todos proibidos de se ausentarem do país por ordem da Procuradoria-Geral da República.