Secretario municipal da UNITA em Benguela Desmente TPA e RNA

Compartilhe

SECRETÁRIO MUNICIPAL DA UNITA EM BENGUELA, MANUEL TCHANGÕ DESMENTE A INFORMAÇÃO VEICULADA PELA TPA E RNA DIA 26 DE FEVEREIRO, SOBRE OS SUPOSTOS MILITANTES DAQUELE PARTIDO RENDIDOS AO MPLA

Manuel Tchangõ: Todos os Benguelenses, os angolanos fomos surpreendidos pela triste notícia vergonhosa perpetrada pela TPA (Televisão Pública de Angola), controlada pelo regime, segundo a qual os militantes da UNITA, um número de 50 teriam se rendido ao MPLA, nós aparecemos aqui para dizer e condenarmos veementemente este manobra do MPLA, que não dignifica Angola num momento democrático que está a se viver.

 Não corresponde com a verdade a notícia de que estes militantes teriam se rendido ao MPLA, o que se passou é o seguinte;

Dos supostos 50 militantes que foram apresentados e exibidos como trofeus, a única pessoa que foi da UNITA é um Senhor chamado Adriano Handa, este foi da UNITA, mas que já se rendeu no ano de 2008 na Comuna do Casseque, Município da Ganda, em 2010 reingressou na UNITA e em 2014 foi novamente para o MPLA e para ser apresentado mais uma vez como rendido no dia 26 de Fevereiro do ano em curso.

 

Por Adã Lunge

Esta é a única pessoa que foi da UNITA, quanto aos outros elementos, um é o Senhor Paulo, este foi das FAPLA e agora é um dos assistidos dos Antigo Combatentes, o outro é um enfermeiro, está colocado no Bairro do Vimba-lambe, Município da Catumbela, como oficial das FAA na reserva e os demais supostos membros que apareceram ali, forma transportados do Bairro da Calussombecua, Município de Benguela, alguns são da Igreja do ICRA e os mesmos foram obrigados a aderirem no Comício do MPLA recentemente organizado e posteriormente serem apresentados, não se tratou de nenhuma rendição dos militantes da UNITA para as fileiras do MPLA.

Como aquele bairro maioritariamente é habitado pelos militantes da UNITA e as brigadas do Registo Eleitoral fizeram ali três dias, o número registado foi enorme, de modos que isso criou uma certa preocupação o MPLA para fazer acreditar a comunidade Nacional e Internacional de que militantes da UNITA neste Município estariam a se render para as suas fileiras.

Nós aparecemos para dizer que a UNITA no Município de Benguela goza de boa saúde Política, diariamente registamos novos membros, quase que semanalmente inauguramos novos Comités e o povo sabe disso, daí que queremos desmentir categoricamente de que não é verdade e isso até um certo ponto é vergonhoso.

RA: Será que a recente actividade que vos realizastes aqui, a redor do mesmo bairro influenciou o MPLA tomar este tipo de actitude?

Manuel Tchangõ: As nossas actividades, a nossa dinâmica a nível do Município de Benguela tem preocupado o MPLA, e nós podemos afirmar que no Município sede o MPLA não tem espaço, só para dizer que durante este trimestre, de Janeiro a Fevereiro inauguramos dois Comités, destes um Comité Comunal e um Comité Local, mas com muita afluência das populações e isso tem criado rancores por parte do MPLA, para tentarem escamotear, tentar silenciar a nossa voz, já que ele é que controla a os meios de comunicação social e nós não temos acesso a estes meios, nem só a Rádio não temos nenhum acesso, então ele aplica estes mecanismos, mas, o povo sabe que o MPLA aplica estes mecanismos e já não acredita mais no MPLA. Nós também estamos a trabalhar, no sentido de consolidarmos a confiança do povo nas eleições de 2017.

RA: Falou aqui de alguns militantes que já foram apresentados como rendidos nos anos anteriores, principalmente nos anos em que foram realizadas as eleições, pensa que tem sido uma manobra apresentar frequentemente pessoas que já foram apresentadas nos anos noutrora?

Manuel Tchangõ: Essa tem sido a prática do MPLA, porque moral e idoneidade Política de convencer outros membros para aderir as suas fileiras já não tem, então, tem de recorrer naqueles membros antigos que um dia já se renderam nele.

Ao seu tempo o MPLA está a ser desmontado, 50 membros apresentados e o povo viu conhecemos aquelas pessoas todas, não há ninguém que é da UNITA, hoje todo comentário é porque o MPLA é mentiroso, o povo agora está a descobrir quem é o MPLA.

RA: Sabemos que, a UNITA tem estado alegar que são meras mentiras, não há provas, são pessoas inocentes que são levadas a estas mentiras e passa pela TPA e RNA, mas, há sempre aqueles que depois ficam, de uma ou de outra maneira desmoralizados, qual é a mensagem que estão a levar neste preciso momento para a população em geral e especialmente para os militantes que estas a liderar, num momento desses em que faltam poucos meses para as eleições?

Manuel Tchangõ: tem sido muito fácil ao nível do Município de Benguela, como por exemplo, depois daquela suposta rendição fomos ao terreno, convocamos todos os militantes, simpatizantes e amigos da UNITA naquele bairro e nós perguntamos, conhecem aquelas pessoas que apareceram nos ecrã da televisão, todos em uníssono responderam e gritaram não, pensamos que esta é a forma de desmentir, e a própria Zona “A” mesmo, nós quarta-feira tivemos uma grandiosa palestra, onde passamos estas informações, também perguntamos se conheciam os supostos militantes rendidos, disseram não, e todos chegaram a conclusão de que o MPLA continua a utilizar as mesmas propagandas, como de 1975 contra a FNLA de que comia pessoas, a propaganda que utilizou do Partido Único quando apresentou três urnas passou por Lobito a dizer uma era do Doutor SAVIMBI, uma do ZAU PUNA e a terceira era do JORGE VALENTIN, quando diziam que os homens da UNITA tinham caudas, esta propaganda continua até hoje.

Mas, como estamos em sociedades abertas onde as Tecnologias de informação evoluíram substancialmente, então o MPLA aí não vai encontrar espaços, porque cada manobra que ele inventar deve saber que será contra sua própria armadilha.

RA: E neste momento que faltam poucos meses para as eleições qual é a mensagem que deixas para a população em geral e particularmente para a juventude, que tem passado por momentos muito difícil, na procura de emprego, no ingresso ao ensino superior, Sungo Ciclo, primeiro Ciclo, para não falarmos só da faculdade, podes nos resumir a vossa estratégia eleitoral?

Manuel Tchangõ: De uma forma geral a estratégia já está definida Superiormente, a mensagem esta lá, está nas Cinco prioridades do governo da UNITA, o quê que a UNITA vai fazer na Educação, com os jovens, com o sector da saúde, isso tudo está plasmado nas cinco prioridades do governo da UNITA.

Nesta ordem de ideias, passo a publicidade, amanhã Sexta-feira, dia 3 de Março haverá uma campanha de mobilização no mercado 4 de Abril apoiando claro a LIMA, em prol do 8 de Março, ali será esclarecida mais uma vez as cinco prioridades do governo da UNITA.

Assim, queremos pedir à todos os angolanos, à todos os jovens residentes neste Município que tenham confiança, calma, fé e serenidade e confiemos na Direcção do nosso Partido liderado pelo Doutor ISAÍAS ENRIQUES NGOLA SAMAKUVA, também queríamos aproveitar desmentir as informações que têm sido veiculadas de que, a UNITA quando chegar no poder vai excluir pessoas, isso não corresponde com a verdade, os dirigentes da UNITA estão a defender um governo inclusivo, onde a MERITOCRACIA se colocará primeiro lugar, apesar de que hoje, o MPLA já fala de meritocracia, mas a UNITA é autora deste termo.

Todos devem sentir-se a vontade, queremos um voto que possa mudar a situação em Angola está mergulhada, queremos um governo que amanhã vai entregar os órgãos da Administração Pública ao povo e não para si, um governo que amanhã vai despartidarizar a função Pública, um governo que amanhã vai trabalhar para Angolanos e para todos angolanos.

RA: foi um prazer imenso, nós, a Rádio Angola agradecemos e esperamos que qualquer eventualidade que aparecer, qualquer vicissitude que surgir, nós estamos abertos à todos Partidos Políticos e estamos abertos e prontos a trabalharmos em prol da consolidação e massificação da Democracia em Angola.

Manuel Tchangõ: Eu também quero agradecer esta oportunidade que me foi concedida, e pelo sinal é pela primeira vez, quero encorajar-vos a fazerem bom trabalho, sempre que precisarem dos nossos préstimos nós estaremos disponíveis, para prestarmos quaisquer declarações a esta Rádio.

RA: Assim foi a entrevista prolongada, do esclarecimento dos supostos 50 militantes da UNITA rendidos ao MPLA, falávamos com o Secretário Municipal da UNITA aqui em Benguela, Município Sede, o Doutor Manuel Tchangõ, até mais.

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply