Demitido juiz que denunciou “vícios” na eleição do presidente da CNE Manuel Pereira “Manico”

Compartilhe

O Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo (CSMJ), Agostinho António Santos, foi demitido do seu cargo nesta quinta-feira, 15, em reunião plenária do Conselho Superior da Magistratura, com base no relatório final de um processo disciplinar que era movido contra o juiz.

Em nota tornada pública, a Comissão Permanente do Conselho Superior da Magistratura, informa que analisou o relatório final do Processo Disciplinar nº04/22, instaurado contra o venerando Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo Agostinho António Santos, e deliberou aplicar a medida Demissão nos termos do nº 1 do artigo 73º e 79º ambos da Lei nº7/94 de 29 de Abril, que aprova o Estatuto dos Magistrados Judiciais e do Ministério Público.

A decisão, de acordo ainda com o documento, é apoiada também no número 1 do artigo 184.º da Constituição da República de Angola, e do nº2 do artigo 33º da lei n.º14/11, de 18 de Março-Lei do Conselho Superior da Magistratura Judicial.

O processo contra o juiz surge na sequência das suas declarações em 2020, em que afirmava que o Manuel Pereira da Silva “Manico” foi declarado vencedor do concurso para presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), num processo marcado, alegadamente de vícios.

As suas declarações levaram a que o Conselho Superior da Magistratura Superior decidisse suspender por seis meses o então juiz conselheiro do Tribunal Supremo, Agostinho António Santos, agora demitido.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply