Cooperação da INTERPOL com Angola posta em dúvida

Compartilhe

Juristas angolanos manifestaram ceticismo quanto à cooperação com a polícia internacional, INTERPOL, afirmando que esta não tem levado, até agora, qualquer detenção de pessoas bem conhecidas procuradas pelas autoridades angolanas.

Eles reagiam a declarações do secretário-geral da INTERPOL, Ahmed Nasser Al Raisi, que falando em Luanda, elogiou a cooperação com países africanos, afirmando que a mesma resultou em cerca de 2.400 detenções e na confiscação de mais de 126 milhões de euros.

Analistas contactados pela Voz da America, questionaram a eficácia dos pedidos de detenção de Angola a INTERPOL, fazendo notar, por exemplo, os pedidos de captura de Isabel dos Santos foragida nos Emirates Árabes Unidos e de Benilson Bravo da Silva, mais conhecido por “Tukayano, condenado a 15 anos de prisão por participar na morte dos ativistas Isaías Cassule e Alves Camulingue,” e que se encontra foragido na Europa.

O cientista político Rui Kandove disse que “essas pessoas provavelmente muitas têm outras nacionalidades e estão salvaguardadas a luz das mesmas”.

“Vai ser muito difícil a INTERPOL, consumar uma apreensão, e por outro lado, questiona-se também a eficácia da relação entre o estado angolano e essa instituição”, acrescentou afirmando que “essa relação não deve estar suficientemente afinada, doutro modo teríamos explicações destes casos que questiona”.

O Jurista Agostinho Canando, diz que o estado angolano não faz o que devia ser feito faltando colaboração das autoridades angolanas para a prisão dos vários foragidos na Europa, em África e até mesmo nos Emirados Árabes Unidos.

“A INTERPOL só não está fazê-lo, primeiro porque o próprio estado enquanto legislativo, executivo e judicial, não está a fazer aquilo que devia ser feito pois a INTERPOL não trabalha per si. É necessário haver colaboração e cooperação entre os estados e enquanto não houver cooperação não será possível tomarem a iniciativa da prisão destas pessoas”, disse.

VOA

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply