Contato com satélite angolano desaparecido foi reestabelecido

Compartilhe

Especialistas reestabeleceram contato com o primeiro satélite angolano, AngoSat-1, informou o canal de televisão RT.

Fonte: Sputnik

“Especialistas conseguiram reestabelecer contato com o satélite AngoSat-1, recebemos telemetria enviada do aparelho”, informou uma fonte da indústria de voo espacial.

Em 26 de outubro, o primeiro satélite angolano, AngoSat-1, foi levado à órbita pelo foguete Zenit e lançado do cosmódromo Baikonur às 22h00 no horário de Moscou (17h00 do mesmo dia em Brasília). Depois de oito minutos de voo, o foguete se separou do bloco acelerador Fregat, que posicionou o satélite na órbita terrestre como planejado, ou seja, às 06h55 no horário de Moscou (01h55 em Brasília) em 27 de dezembro.

Mais posteriormente, uma fonte próxima da indústria espacial comunicou à Sputnik que o contato com o primeiro satélite angolano foi perdido.O satélite foi construído por um consórcio russo liderado pela corporação RKK Energia.

O AngoSat-1 deveria garantir a comunicação e transmissão de televisão por todo o continente africano. Engenheiros do projeto tiveram que mudar uma parcela dos detalhes estrangeiros por causa das sanções. Tal mudança de planos pode ter causado complicações no funcionamento do satélite.