OGE 2018: ACTIVIDADES RECREATIVAS DO MPLA VÃO BENEFICIAR DE MAIS DE 60 MILHÕES DE KZ

Compartilhe

O Orçamento Geral do Estado (OGE 2018) em discussão na Assembleia Nacional prevê gastar mais de 60 milhões de kwanzas para actividades recreativas do MPLA, cuja finalidade é homenagear o seu presidente, José Eduardo dos Santos.

Entre várias rubricas existentes no documento orçamental para este ano, que vai a votos no dia 15 de Fevereiro, reserva, na dotação do Ministério da Juventude e Desportos, um apoio financeiro estatal de 13,7 milhões de kwanzas para o anual Torneio Internacional “Zé Du” em Automobilismo e de 27,4 milhões para o Torneio Internacional “Zé Du” na modalidade de Hóquei em Patins.

No valor alocado para o Ministério da Juventude e Desportos há igualmente uma quantia de 25,5 milhões de kwanzas que servirá para o patrocínio da realização da décima sexta edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários (Canfeu 2018), actividade promovido anualmente [pelo] secretariado nacional da organização da Juventude do MPLA (JMPLA).

Na terça-feira, segundo a agência Lusa, numa reunião orientada pelo presidente do partido, José Eduardo dos Santos, o bureau político do MPLA apreciou o projecto de programa da 16.ª edição do Canfeu, submetido pela direcção da JMPLA, que vai decorrer de 21 a 25 de Fevereiro, na província de Malanje.

O parlamentar da UNITA David Mendes lamenta a disponibilização do dinheiro quando o próprio governo alega não ter dinheiro para empregar os cidadãos nos sectores da Saúde e Educação.

“Por exemplo, não há dinheiro para admitir médicos, mais de 1.500 médicos formados estão sem emprego. Não há dinheiro suficiente para a Procuradoria e falamos no combate à corrupção. Mas não se coloca meios a disposição para estes órgãos”, disse o deputado.

David Mendes reafirmou que “temos vindo a acompanhar lamentações de diversos departamentos do Governo pela exiguidade das verbas a eles atribuídas”. O deputado critica também as opções com os gastos no primeiro orçamento preparado na Presidência de João Lourenço em Angola, após 38 anos de liderança de José Eduardo dos Santos.

Fonte: Novo Jornal

Leave a Reply