Angola recupera literatura científica de Portugal

Compartilhe

Luanda – O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) anunciou a recuperação de 201 exemplares da literatura científica sobre Angola na posse de Portugal, na sua maioria, produzida antes de 1975.

Fonte: Angop

Trata-se de revistas, livros, relatórios, comunicações, memórias, trabalhos, artigos, boletins, teses de doutoramento, dissertações de mestrado, cadernos, entre outros, essencialmente produzidos antes de 1975, sobretudo sobre o sector da agricultura.

Uma nota de imprensa do MESCTI a que a Angop teve hoje acesso dá conta que o processo se iniciou na legislatura anterior, com o então Ministério da Ciência e Tecnologia (MESCT), no cumprimento da sua missão enquadrada no Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017.

O MESCTI prometeu, assim que esteja disponível, dar a conhecer à comunidade científica como aceder ao material.

Indicou que das obras recuperadas a mais antiga é de 1939, dos autores, J. Gossweiller e F.A. Mendonça, com o título “Carta Fitogeográfica de Angola”, publicada pela editora Governo Geral de Angola Ministério das Colónias. Tipo de publicação: Mapa (4).

O mais recente é de João António, datado de 2008, com o título “O Micro-crédito como ferramenta para o relançamento da cultura do café na região agrícola do Libolo e Amboim (Angola)”, publicado pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Tipo de publicação: Dissertação de Mestrado.