CIDADÃO ALEGA TER SIDO TURTURADO POR AGENTES DA POLÍCIA NO BENGO

Compartilhe

Um cidadão de nome Panzo Nunes Henriques de 34 anos acusa dois agentes da Polícia Nacional na Província do Bengo de ter o espancado sem qualquer razão. O cidadão que já escreveu para a Procuradoria Geral da República junto ao SIC na Província do Bengo, conta que dois agentes o agrediram por ter “simplesmente encostado na parede da Repartição Fiscal do Caxito”, no período noturno quando participava de uma festa de amigos.

 

Em anexo a carta.

 

Ao

Digno Procurador da República Junto do Sic/Bengo.

“Caxito”

Assunto: Exposição

Eu Panzo Nunes Henriques, solteiro de 34 anos de idade, filho de Marques Henriques e de Rosa Nunes, natural do Púri, Província do Uíge. Funcionário do Ministério da Educação na Província do Bengo, colocado no Município do Dande e residente no Bairro do Kingombe, Telefone nº 927499199/925044914.

Vem mui encarecidamente expor o seguinte:

Que no dia 01 de Setembro do presente ano, isto é, Sábado pelas 00h00, eu encontrava-me numa Festa realizada por alguns Jovens da Província, Com a designação de MATA-BICHO DOS CAMBAS, o mesmo acto estava defronte a Repartição Fiscal do Dande, estrutura unificada com o Banco BCI.

Digníssimo, a hora em que refiro-me eu havia recebido uma ligação do meu irmão, quando encontrava-me no interior do local da festa, e por razões do barulho da música que era tão alta, que não permitia-me ouvir o que o irmão falava, resolvi sair do interior do quintal procurando um local para uma conversa saudável. Infelizmente eu fui até, juntos a parede da Repartição Fiscal, isto é, do outro lado da rua, simultaneamente apareceu a minha traz uma agente da Polícia Nacional, mais conhecida de Filomena Prata, que de forma brutal logo começou a empurrar-me, porque encontro-me com uma garrafa aberta de cerveja que com ele vinha da festa.

Após tantos empurrões eu parei, e disse na agente da Polícia que não era necessário isso, eu já vou sair, achou ela esta a refilar com ela deu-me duas chapadas na cara. Após isso seu colega de nome Ti Noy, lá vinha a correr, sem perguntar logo fez-me uma queda, eu cai no chão começaram a me torturar com croniadas de armas, bicos da cara batendo-me em todas as partes do corpo, de seguida algemaram-me e levaram-me, local escuro por detrás do mesmo edifício já desmaiado, e receberam-me os meus meios: um telefone de marca Samsung Galaxy Note II, de cor branco, um fio de ouro, e cento e quarta e cinco mil kwanzas (145.000 kz) eu já desmaiado, onde muito menos de cinco minutos o patrulheiro da Polícia, quando compareceu, voltaram-me a torturar e levaram-me para as cela do Comando Municipal do Dande, onde passei toda a noite sangrando, sem nenhuma assistência médica.

Os detidos encontrados na cela, tanto pediam para levarem-me ao Hospital mas o Policial em serviço, não aceitou mesmo eu sagrando muito, mas nem com isso eles entenderam o clamor dos jovens nem o meu. Só quando eram 08h00, é que fui levado para o hospital por um patrulheiro, que lá me abandonou, sob cuidado dos médicos. Porque naltura a minha família não tinham conhecimento do assunto.

Em Anexo: As fotografias e prescrição médica.

Ciente da Justiça operada em Angola e de que o meu caso será prestado a máxima atenção pelo Digníssimo Procurador Geral na qualidade de fiscal da legalidade, peço com todo clamor a devida justiça.

Caxito aos, 03 de Setembro de 2019.

Por:

Panzo Nunes Henriques

Leave a Reply