Centrais sindicais defendem revisão do salário mínimo nacional

Compartilhe

As três centrais sindicais de Angola apresentaram, esta segunda-feira, 1 de Maio, no Uíge, uma declaração onde defendem a revisão do salário mínimo nacional durante o acto que assinalou o dia internacional do trabalhador.

texto assinado pela União Nacional dos Trabalhadores de Angola (UNTA), Comissão Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CG-SILA) e a Força Sindical (FS) considera que o salário mínimo nacional não suporta as necessidades básicas dos funcionários e privados

Na declaração lida por David Pereira, embora sem sugerirem qual deva ser o valor para a remuneração mínima dos trabalhadores em Angola, os sindicalistas afirmam que o actual salário mínimo de 32.181,15 kwanzas não suporta as necessidades básicas dos funcionários públicos e privados.

Outra exigência apresentada pela UNTA, CG-SILA e FS é a desagravação, por parte do Executivo, do Imposto de Rendimento de Trabalho (IRT), por entenderem estar também alto e contribuir significativamente para a redução do poder de compra das famílias dos trabalhadores.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply