CASA DA JUVENTUDE DO MENONGUE CEDIDA A TÍTULO DE ARRENDAMENTO

Compartilhe

Entidade de direito diz que a habitação não foi vendida, mas cedida a uma empresa privada, do Grupo Chicoil.

O chefe de departamento da Direcção Provincial da Juventude e Desportos desmentiu as informações postas a circular na cidade de Menongue, segundo as quais o Governo da província vendeu a um empresário local as instalações da Casa da Juventude do Cuando Cubango.

Eliseu Sabino afirmou que o Governo cedeu, sim, a título de arrendamento uma parte das instalações a uma empresa privada, a “Servi Forma”, do grupo Chicoil, que pretende instalar no local uma instituição do ensino superior. “Não corresponde à verdade a informação segundo a qual a Casa da Juventude de Menongue foi vendida”, disse Eliseu Sabino, que esclareceu que o Governo do Cuando Cubango viu-se forçado a recorrer a uma em presa privada para salvar as infra-estruturas da Casa da Juventude de Menongue, que se encontra em avançado estado de degradação, por falta de manutenção.

Sem avançar os termos do contrato entre o governo e a empresa privada, Eliseu Sabino disse que a Casa da Juventude de Menongue entrou em funcionamento em 2012 e seis anos depois a Direcção Provincial da Juventude e Desportos do Cuando Cubango não foi capaz de garantir uma boa gestão da mesma, por falta de recursos financeiros. Adiantou que, depois da sua inauguração, ficou-se a saber que pela dimensão das infra-estruturas e das suas múltiplas funções a Casa da Juventude deveria ser inscrita, nos termos da lei, como uma unidade financeira autónoma, o que nunca aconteceu.

Sobre o funcionamento, Eliseu Sabino disse que alguns compartimentos da Casa da Juventude tinham sido arrendados a particulares, “mas os valores era tão ínfimos” que mal servia para a manutenção dos edifícios, e fruto da sua má utilização, a degradação das suas infra-estruturas foi inevitável. De realçar que a Casa da Juventude custou aos cofres do Estado cerca de 300 milhões de Kwanzas.

A infraestrutura ocupa uma área de 487,22 metros quadrados e comporta um edifício principal, com um auditório para 80 lugares, seis espaços para formação técnico-profissional, biblioteca virtual, laboratórios, farmácia, vários gabinetes administrativos e zona para leitura.

Comporta igualmente uma zona comercial, 40 suites para acomodação de turistas, salas de jogos, ginásio, restaurantes, uma esplanada, armazéns, lavandaria, uma quadra polidesportiva, entre outros compartimentos que serviam de apoio à juventude.

Eliseu Sabino disse que em Menongue a Direcção da Juventude e Desportos tem também sob o seu controlo o Centro Comunitário da Juventude, construído no bairro Mabaia, a 12 quilómetros da cidade, e outro no município do Cuchi, que nunca chegaram a ser inaugurados, encontrando-se as infra-estruturas em avançado estado de degradação.

A direcção da Juventude e Desportos está a trabalhar em coordenação com o governo da província para se encontrar uma solução para a recuperação imediata das duas infra-estruturas, para que sirvam os anseios da juventude. Em vários círculos na província do Cuando Cubango este assunto tem merecido muitos comentários.

Fonte: Jornal de Angola

Leave a Reply