Antigos trabalhadores da extinta BEL exigem na rua indemnização

Compartilhe

Centenas de antigos trabalhadores da extinta “Brigada Especial de Limpeza (BEL)”, afecta à Casa Militar da Presidência da República, voltaram na segunda-feira, 16/04, às ruas para reclamar pelo pagamento das suas indemnizações na sequência de um despedimento em massa em 2010, que eles foi feita à margem da lei.

Gonçalves Vieira

Fonte: Rádio Angola

Os manifestantes que na sua maioria são ex-militares da Unidade de Guarda Presidencial (UGP), reivindicam uma indemnização de mais de oito mil milhões de kwanzas, para os mais de mil e 800 funcionários que terão sido despedidos “sem a observação da Lei Geral do Trabalho em 2010”.

O caso, foi Julgado em tribunal em 2012, tendo a sentença proferida a favor dos ex-trabalhadores que prestavam serviços as extintas “Brigada Especial de Limpeza” da Casa  Militar da Presidência da República.

Na marcha que depois foi travada pelos efctivos da polícia nacional que teve inicio no cemitério da “Santa Ana” e término no “Largo da Independência”, em Luanda, os antigos trabalhadores, disseram que devido a falta de dinheiro, alguns dos ex-trabalhadores perderam a vida e muitas famílias ficaram desestruturadas.

Entretanto, em declaraçõTes à Rádio Angola, os antigos trabalhadores acusam o actual ministro de Estado e Chefe da casa de Segurança do Presidente da República de não cumprir com a promessa feita em Janeiro deste ano sobre o inicio do pagamento das indemnizações.

Oiça aqui na página da Rádio Angola o clamor dos ex-trabalhadores BEL:

Leave a Reply