Angola e Polónia reforçam cooperação no domínio da Segurança e Ordem Pública

Compartilhe

O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, recebeu, na tarde desta quinta-feira, 09, na sala de reuniões do seu gabinete, uma delegação da República da Polónia, chefiada pelo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, PAWEL JABLONSKI ladeado pelo PIOTR MYSLIWIEC, Embaixador Extraordinário Plenipotenciário da República da Polónia acreditado em Angola.

O portal do Minint-Angola, avança que, na abertura da audiência, Eugénio Laborinho disse que as relações de cooperação entre o Governo da República de Angola e o Governo da República da Polónia sustentam-se nos marcos das relações político-diplomáticas existentes entre os dois Países;

Por outro lado, o dirigente lembrou que, entre o ministério do Interior e as instituições congéneres da Polónia não existe nenhum  Acordo Bilateral em matéria de sua competência específica, pelo que, a cooperação entre si desenvolve-se formalmente no quadro das relações acima referidas, bem como ao nível das estruturas das Nações Unidas, da Interpol e Europol;

Reiterou ainda o interesse do ministério do Interior em cooperar com a sua congénere da República da Polónia, em Matéria de Segurança e Ordem Interna, através da assinatura de um Acordo de Cooperação, cujo projecto já foi remetido às autoridades polacas para o devido pronunciamento.

Para terminar, fez saber que “a nossa satisfação pelas soluções tecnológicas (sistema biométrico) que nos foram apresentadas pelo Consórcio T4B-Grupo Boa Vida, bem como agradecemos pelo convite que nos foi formulado para que os especialistas do MININT visitem a República da Polónia, com vista a constarem in loco, a organização, funcionamento e as potencialidades do referido Consórcio”, rematou o dirigente.

Para o vice-ministro das relações exteriores polaco, as relações bilaterais entre os dois Estados são saudáveis pelo que devem ser fortalecidas sempre…

Reconhece o esforço do governo angolano, especialmente do presidente da República em pacificar países africanos que se encontram em conflitos.

Sabemos que para se atingir este objectivo é preciso ter forças de defesa e segurança a altura dos desafios, por isto a Polónia está disponível em fortificar as relações no ramo da segurança pública.

Participaram da reunião, o Director-geral do Serviço Penitenciário, os Directores do GIC, DEIA, Gabinete do Ministro, GCII e o Embaixador da República da Polónia acreditado em Angola.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply