Ministério do Interior e Organização Internacional para Migração abordam situação dos migrantes no país

Compartilhe

A situação dos migrantes e a formação de quadros que actuam no sector dominou a audiência que o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, concedeu, esta sexta-feira, 10, no seu gabinete, ao Director Regional da Organização Internacional dos Migrantes, Ashraff El Nour.

De acordo com a página do Minint-Angola, acompanhados por membros séniores das respectivas instituições, as duas entidades passaram em revista questões ligadas aos direitos dos migrantes, relações institucionais e a paz em África.

No início da reunião, o dirigente angolano começou por dizer que “a Organização Internacional para as Migrações (OIM) é uma das Agências Especializadas das Nações Unidas que trabalha em estreita colaboração com parceiros governamentais, intergovernamentais e não-governamentais, mandatada para promover políticas de desenvolvimento, relacionadas com a salvaguarda dos direitos dos migrantes e gestão da mobilidade humana”;

Por outro lado, o dirigente acrescentou que “o ministério do Interior coopera com a Organização Internacional para as Migrações em acções de capacitação e formação dos seus efectivos, em matéria de prevenção e combate ao tráfico de seres humanos, imigração irregular, crimes conexos, assim como sobre gestão humanitária de fronteiras”, disse.

Para terminar, Eugénio Laborinho disse que”neste âmbito, gostaríamos aqui realçar o Projecto de Mobilidade de Fronteiras, financiado pelo Fundo de Consolidação da Paz de Nova York, que visa a reintegração socio-económica das populações ao longo da fronteira comum com a República Democrática do Congo, rebateu o dirigente”, rematou o responsável do MININT.

Por seu turno, o Director da organização internacional, Ashraff El Nour disse reconhecer o papel de Angola na resolução de conflitos no continente africano, pelo que tem muita experiência a partilhar.

“Angola é um membro muito activo, que cumpre, de facto, as suas obrigações”, considerou.

Participaram do encontro, o Director-geral Adjunto do SME, os Directores do GIC, DEIA, Gabinete do Ministro, GCII e o representante interino da Organização Internacional de Migração em Angola  e o Gestor de Programas Regional da OIM.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply