AJPD diz que relatório da Fundação Mo Ibrahim sobre melhorias na governação angolana não reflecte realidade do país

Compartilhe

Angola subiu para a posição 40ª no Índice Ibrahim de Governação Africana 2022, continuando a mostrar sinais de progresso crescente, de acordo com um relatório publicado nesta quarta-feira, 25 de Janeiro.

Segundo o documento, o país continua a evoluir positivamente nas quatro categorias: “Segurança e Estado de direito”, “Participação, direitos e inclusão”, “Bases para as oportunidades económicas” e “Desenvolvimento humano”.

O relatório sublinha que, a substituição do presidente José Eduardo dos Santos, que esteve no poder 39 anos, por João Lourenço contribuiu significativamente para uma melhoria em termos de transparência e responsabilização, refere o índice elaborado pela Fundação Mo Ibrahim.

O Índice Ibrahim de Governação em África, mede anualmente a qualidade da governação em 54 países africanos através da compilação de dados estatísticos do ano anterior.

Sobre a posição ocupada por Angola, o presidente da Associação, Justiça, Paz e Democracia (AJPD), Serra Bango, admitiu à Rádio Despertar, a possibilidade do relatório ter sido elaborado com base em critérios duvidosos que não reflectem a realidade do país.

“Nos temos em Angola um índice de pobreza muito elevado a todos os níveis e isso é visível a olho nu para quem vem ao nosso país”, disse Serra Bango.

Para o responsável da AJPD, aponta inúmeras deficiências na distribuição dos serviços básicos à população, por isso, disse “é um relatório que pode ser questionável tendo em conta os fins políticos que pode perseguir”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply