Agentes da Polícia levam seis camponeses da “Konda Marta” para Esquadra da Vila Kiaxi

Compartilhe

Ouvir:

A Polícia Nacional no Talatona, em Luanda, está a ser acusado de ter detido seis camponeses, dos 23 que foram libertados esta quarta-feira, 18, sob o termo de identidade e residência, no quadro do litígio fundiário entre oficiais superiores da Polícia e das Forças Armadas Angolanas (FAA), na zona do 11 de Novembro.

Os camponeses, dos quais, dois homens e quatro mulheres, foram detidas no terreno em conflito por supostos agentes da corporação e levados para à Esquadra da Polícia da Vila Kiaxi, no município do Talatona.

O facto aconteceu quando os camponeses tentaram impedir um empreteiro chinês, que alegadamente está a erguer obras nos terrenos que os camponeses dizem ser sua propriedade, mas que presumivelmente foi usurpado por altas patentes da PN e das FAA.

“É triste o comportamento do Governo Angolano que não respeita os cidadãos. Usando os cidadãos estrangeiros, a Polícia Nacional reprime os cidadãos no seu próprio país, tal como aconteceu mais uma vez em Luanda, no Camama”, lamentou o porta-voz dos camponeses, Daniel Neto.

Daniel Neto voltou a acusar a Região Militar Luanda (RML), o Comando Provincial da Polícia Nacional em Luanda, que disse terem se juntado ao comandante do Talatona, Joaquim do Rosário, com o apoio do Ministério Público, “oficializando o abuso do poder e o nepotismo s praticados pelos servidores públicos em lei para punir os pacatos cidadãos”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply