Activista Jordan Muacabinza espancado por agente do SIC em Cafunfo

Compartilhe

Oiça aqui:

Um investigador do SIC (Serviço de Investigação Criminal), na vila mineira de Cafunfo, município do Cuango, na Lunda-Norte, identificado por Domingos José “Vadinho” está a ser acusado de ter espancado o activista dos direitos humanos, Jordan Muacabinza, alegadamente por pretender saber das causa e circunstâncias da morte de um cidadão, cujo corpo tinha sido abandonado num matagal.

O também colaborador d Rádio Angola na região do Cuango, disse a este portal que a atitude do agente “Vadinho” violou os seus direitos enquanto activista e exige que aquele operativo da polícia seja responsabilizado pelo crime de agressão.

O activista acusa o agente em causa de estar na origem de outros crimes contra cidadãos na região, incluindo membros da sua família.

“Enquanto fotografava o cadáver fui surpreendido com uma chapada às costas e outras duas na cara. Ele disse que não se importava com o facto de eu ser defensor dos direitos humanos”, contou Muacabinza.

Jordan Muacabinza revelou que, o agente em causa “é reincidente em práticas que violam os direitos humanos” e apontou que, pesa sobre o agente Domingos José “Vadinho” vários actos criminosos, entre os quais em 2005 disparou contra uma mãe com um bebé ao colo – familiares do activista, e que o homem do SIC não foi responsabilizado.

Entretanto, em declarações à Voz de América, o responsável pelo SIC de Cafunfo, Domingos Dalila, disse que a agressão ao activista deveu-se ao facto de este ter violado um espaço classificado como “local do crime” e que estava devidamente vedado e isolado pelos agentes de investigação criminal.

“Eles violaram a vedação, pegaram no corpo e o senhor pisou o espaço à volta do cadáver. Mataram todas as evidências”, disse o investigador criminal.

A região do Cafunfo foi palco em Janeiro de 2021 de confrontos entre a polícia e populares que pretendiam se manifestar contra a carestia de vida e o suposto abandono da região pelo Governo provincial.

O incidente resultou na morte de várias pessoas cujos números exactos nunca foram revelados pelas autoridades angolanas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply