Friends of Angola participa na 11ª Assembleia Mundial de Movimentos pela Democracia

Compartilhe

A organização não-governamental Friends of Angola (FoA) participa nesta terça-feira, 25, na 11ª assembleia mundial de Movimentos pela Democracia, na cidade de Taipei, em Taiwan.

Rádio Angola

O encontro deste ano, que decorre de 25 a 27 deste mês, reune na capital de Taiwan centenas de activistas, especialistas, parlamentares e doadores da democracia de todas as regiões do mundo, para fortalecer a solidariedade em seus esforços com vista a construir um futuro mais democrático.

A Friends of Angola está representada pelo seu director executivo, Florindo Chivucute, que em companhia de mais participantes ao evento faz parte de “uma ampla gama de workshops práticos e painéis de discussões para compartilhar conhecimentos na construção de instituições democráticas resilientes e na defesa do espaço cívico”.

De acordo com uma nota enviada ao portal Rádio Angola, pelo “Movimento Mundial para Democracia”, promotora do evento em Taiwan, as discussões giram em torno do tema: “Reivindicando o futuro democrático, unificando vozes para uma nova fronteira”.

“A Assembleia Global construirá uma maior unidade de esforços para combater os desafios autoritários de hoje e ajudar a promover o impulso democrático”, lê-se na nota.

Refere ainda que, a Assembleia Global reune igualmente a próxima geração de democratas comprometidos, que compartilharão suas visões para um futuro democrático.

A reunião em Taipei está a ser precedida pela Iniciativa What’s Next, uma série de reuniões consultivas de jovens que ocorrem em várias regiões do mundo de Maio a Agosto, nas quais jovens líderes da democracia debaterão e enunciarão táticas para tornar essas visões uma realidade.

“Os resultados dessas discussões serão levados à Assembleia Global para traçar estratégias de ação coletiva para alcançar suas ambições democráticas”, reforça o documento.

A nota acrescenta que, para além da iniciativa “What’s Next”, o “Movimento Mundial” poderá realizar outra série de diálogos antes da Assembleia Global para reimaginar a defesa do espaço cívico.

“Nessas reuniões, os líderes da sociedade civil se reunirão para reflectir sobre as tendências relacionadas ao espaço cívico, identificar novos desafios e renovar as estratégias de advocacia”, reforçando que “a discussão incluirá, mas não se limitará a, espaço digital para participação cívica e política, uma batalha de narrativas para a democracia e a sociedade civil e a proteção do espaço de informação para a democracia. Com ativistas da sociedade civil, formuladores de políticas e doadores, a Assembleia será uma plataforma para formular planos de ação para reivindicar o espaço democrático”.

Um dos destaques do encontro, segundo a organização, “é a apresentação dos Tributos à Democracia e Coragem do Movimento Mundial, que homenageiam movimentos que demonstram coragem extraordinária em seu trabalho, mas que muitas vezes estão fora dos holofotes da atenção mundial”.

Para organizar a Assembleia, o Movimento Mundial está em parceria com a Fundação para a Democracia de Taiwan, a Fundação Jardim da Esperança, a Associação de Linha Direta de Taiwan Tongzhi (LGBTQ+), o Grupo de Pesquisa de Operações de Informação (IORG) e a Associação da Juventude de Taiwan para a Democracia.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply