Presidente do CNJ revela que cerca de três mil jovens beneficiam de habitação

Compartilhe

Aproximadamente três mil jovens angolanos beneficiaram de residências em projectos habitacionais públicos no país, entre 2020 a 2024, via Conselho Nacional da Juventude (CNJ), no quadro da quota de 20 por cento destinados à juventude.

A informação foi avançada à ANGOP, este domingo, 15, pelo presidente do CNJ, Isaías Kalunga, no quadro do Dia da Juventude angolana, que hoje se assinala, tendo ressaltado que o processo aconteceu através das organizações de jovens do país.

O responsável disse que a entrega das residências obedeceu ao critério de patriotismo e de condições para pagar as referidas casas, de acordo com o contrato assinado no dia das atribuições das mesmas.

“Os jovens vão continuar a beneficiar das casas, mas têm que ter perfil ideal, porquanto temos que deixar de dar casas aos jovens que destroem os bens públicos e não possuem condições de pagar”, acrescentou.

Isaías Kalunga negou ser critério principal  de acesso aos projectos, por via do CNJ, a filiação ao partido no poder, pelo facto das casas serem construídas com fundos públicos e, naturalmente, devem beneficiar a todos angolanos sem desprimor da cor partidária.

“Não importa a sua cor partidária ou organização que pertence, se não for patriota e não tiver condições, não terá acesso a nenhuma residência, nós não temos nenhum elemento de descriminação aos patriotas que todos os dias pensam em ajudar para que o próximo viva bem “, frisou.

Garantiu que vão continuar a reivindicar a cota dos 20 por cento, além da venda geral para jovens, em todos os projectos habitacionais construídos pelo Estado.

Adiantou estarem a trabalhar com alguns empresários, proprietários de projectos habitacionais, que pretendem canalizar ao CNJ, pelo que apelou a mais actores do sector a criar políticas que favoreçam a juventude, de modo a continuar a realizar o sonho da casa própria dos jovens.

Chamou atenção ao Governo no sentido de não se focar apenas na construção de habitações, mas também na cedência de terrenos infra-estruturados, para que, desta forma, surjam bairros da juventude.

Situação do desemprego no país

Quanto ao desemprego, Isaías Kalunga disse ter noção da real situação no país, mas que o Executivo está a criar políticas para que haja mais emprego, mediante a captação de investimentos e mobilização do empresariado estrangeiro para criar trabalho para a juventude, cujos resultados têm sido positivos.

“Por outro lado, o emprego não deve ter só como alternativa o Estado ou numa multinacional, mas também deve-se valorizar todos os outros segmentos”, falou.

Referiu que o CNJ tem ajudado centenas de jovens a conseguir o primeiro emprego, bem como a firmarem-se no mundo dos negócios, através do empreendedorismo, com a criação de facilidades para o acesso a créditos bancários.

Formação de jovens

Neste sentido, informou que o CNJ desenvolve, desde 2017, um programa de apoio à conclusão da formação no ensino médio e superior, dirigido a jovens de famílias carentes do país, estando nessa altura a beneficiar 63 mil jovens, quer com pagamento total da bolsa, quer como de forma comparticipada.

Disse que a visão é fazer com que os jovens possam ter uma formação facilitada, onde “o lavador de carro e engraxador de sapatos”, possam estudar e adquirir uma formação técnico profissional.

Neste quesito, disse que a organização possui convênios com instituições públicas e privadas.

Empreendedorismo jovem

Durante a entrevista, Isaías Kalunga falou também do empreendedorismo e considerou “excelente” o trabalho que o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) tem feito, traduzido na promoção de  diversos cursos, dirigidos a milhares de jovens, que têm se lançado no mundo do empreendedorismo.

Precisa-se, no seu entender, criar mecanismos para que estes tenham acesso ao financiamento, de modo que os resultados das iniciativas sejam mais visíveis. O INEFOP pode caminhar com instituições bancárias ou financeiras para a atribuição, cada vez mais, de kits de auto emprego aos recém formados.

Mensagem a juventude

Na parte final da conversa, endereçou uma mensagem aos jovens, aconselhando-os a não aderirem à narrativa de emigração porque a vida no país está difícil ou por alguém o ter feito. “Devemos emigrar para se formar e regressar ao país para ajudá-lo a crescer com o nosso saber, pois é com todos que se conseguirá desenvolver Angola”.

O dirigente juvenil considerou o jovem angolano patriota, humilde, sereno, honesto e trabalhador, apesar de, no meio desses, se destacarem também aqueles que, com ausência de valores, partem por vias menos adequadas para resolver os seus problemas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply