Complexo de superioridade ou ignorância comum na música “homenagem ao Don Fuatata”, do Rogério e Fafana

Compartilhe

Antes de procurar interpretar os factos na música acima mencionada é de interesse comum rebuscar o conceito da música do www.wikepedia.enciclopedialivre.teorias musicais.com. Do Grego para Português, “música é uma forma de arte que constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo”. Música, também é considerada cultura, identidade de um povo, forma específica de um povo usada para manifestação de determinados valores, alegria, tristeza ou vários outros tipos de emoções.

Por: Adolfo N. Ferreira

Por conseguinte, os músicos, para além de serem considerados artistas e intérpretes linguísticos, são, todavia, educadores ou agentes activos de promoção e manutenção de cultura; pilar fundamental na formação integral e aperfeiçoamento da personalidade de um indivíduo. Portanto, a música deve ser composta, expressa e emanada em verdade, despida de quaisquer tipos de complexos ou tendências.

Nesta conformidade, como todos os géneros musicais, uma homenagem tem objectivos e estrutura própria que devem ser respeitadas, sob pena da mesma ser considerada MAIS UMA MÚSICA, ou em piores casos, mais um conjunto de instrumentos sonoros e barulho organizado… Nessa análise, não abordarei aspectos muito técnicos, que devem ser reservados para os especialistas.

Por se tratar de um trabalho de arte, as opiniões sobre uma determinada música podem divergir, dependentemente dos conhecimentos do interveniente e do seu nível de conflitos.

Factos: Nas duas músicas produzidas pelas Vozes de Milunga não se enfatize o nome ‘Macocola’; neste aspecto, aproveito essa oportunidade para elogiar o artista “Baki Makela”, natural de Maquela, o único que cita Macocola numa das músicas.

Porquanto que os outros que reclamam a autoridade do Município, não, em nenhum momento mencionam o nome Macocola, como se não existisse, como se o malogrado em homenagem não fosse de Macocola.

Senão, questiono: Não é confuso e desinformante, sem mencionar Macocola, ouvir na introdução da música:
‘Fuatata, wa utukila kuna Milunga, kuna hata dya kimbuku, kuna Uige. (Fuatata, nascido em Milunga no bairro Kimbuko, na província do Uige). A música não passa a ideia de que Kimbuko é bairro da sede da Vila de Milunga ou Santa Cruz?. Não será verdade?

Há regras para localizar alguém num espaço geográfico. Regras essas que foram atropeladas nas duas músicas, omitindo o nome “Macocola”. Várias perguntas se colocam sobre o objectivo dessas músicas!

Eu rebusco as duas: Complexo de superioridade ou ignorância comum? Sobre a primeira, ainda indago: Qual será a origem desse eventual complexo? Trata-se de matéria sensível que deve ser debatida com urgência, em fóruns próprios.
Pois, a verdade é que, ofuscar, de qualquer modo, ou a todo o custo o crescimento de Macocola não ajudará nunca o crescimento de Milunga, quando se trata de um povo com mesma cultura e mesmos laços sanguíneos.

Se, se comprovar a segunda hipótese, que é ignorância comum, será mais perigosa ainda; pois, se os que aparentam estar informados na matéria compõem trabalhos com tendências inconfessas, o que será daqueles que desconhecem as teorias da música e os princípios básicos de localização de um individuo? Haverá essa situação melhorar?

Leave a Reply