Visita do Ministro da Defesa Nacional transforma vila de Cafunfo em “estado de sítio”

Compartilhe

A visita realizada pelo Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, no passado dia 31 de Maio último, no sector de Cafunfo, município do Cuango, na Lunda-Norte, transformou a vila diamantífera em “estado de sítio”, em que a população local foi “proibida” de circular nas ruas sem nenhuma justificação por parte dos militares e polícias, que “impunham a ordem”.

Jordan Mucabinza | Cafunfo

Em Cafunfo, João Ernesto dos Santos “Liberdade” não visitou a rainha e nem ouviu as preocupações da população sobre a actuação das forças de defesa e segurança, que durante o Estado de Emergência, denunciam os populares, protagonizaram vários actos de violência, alguns que teriam culminado mesmo em mortes de cidadãos no Cuango e Cafunfo.

“Ficamos todos surpresos com o comportamento do senhor ministro da Defesa, não falou com nenhum popular e as pessoas foram proibidas de circular”, disse um dos munícipes de Cafunfo.

“Logo a sua chegada, as ruas ficaram intransitáveis e militarizadas, isto nos preocupou muito”, afirmou outro cidadão natural do Cuango.

João Ernesto dos Santos “Liberdade” aterrou no pequeno aeródromo de palha em Cafunfo, acompanhado pelo governador da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, que há 12 anos dirige a província rica em diamantes.

Segundo apurou este portal, a missão do ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, foi para constatar o grau de prontidão 75ª Brigada das Forças Armadas Angolanas (FAA), destacada a 12 quilómetros da sede do sector de Cafunfo, que recebeu o titular da paste com honras militares.

A Rádio Angola sabe que, no terreno, “Liberdade” abordou com o governador provincial e as forças, questões relacionadas com à imigração ilegal e o estado de prontidão das FAA ao longo da fronteira entre Angola e a República Democrática do Congo (RDC).

No encontro, Ernesto Muangala e João Ernesto “Liberdade” analisaram também a situação da pandemia da COVID-19 e as medidas de biossegurança contra a doença, tendo garantido o reforço do efetivo, tendo em conta a extensão de mais de 700 quilómetros de fronteira para garantir a eficácia no combate à imigração ilegal.

Segundo os habitantes, a presença do Ministro da Defesa, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria “limitou” os direitos de muitos cidadãos, entre os quais os moto-taxistas, que não conseguiram circular nas vias, tão pouco seguirem viagens para o Cuango – sede do município e à comuna do Luremo.

“Isto indica que Angola ainda continua na governação do tempo de José Eduardo dos Santos, pois, aqui nas Lundas, nada melhorou”, lamentaram os moto-taxistas, acrescentando que “é muito imperativo quando um simples ministro visitar uma zona, a população é proibida de circular livremente, isto é bizarro”.

Leave a Reply