RAUL DANDA PEDE PERDÃO PELOS ERROS COMETIDOS CONTRA JONAS SAVIMBI

Compartilhe

O actual vice-presidente da UNITA, Raul Danda admitiu na noite de sexta-feira, 31/05, ter cometido “erros” ao longo do seu percurso político contra Jonas Savimbi, fundador do partido do “Galo Negro”.

Lopitanga|Rádio Angola

Numa declaração lida por si por volta da meia noite, diante de milhares de militantes, amigos, simpatizantes da UNITA e não só, na localidade de Lopitanga, município do Andulo, província do Bié, momentos antes da descida da urna com os restos mortais de Savimbi no cemitério junto dos seus ancestrais, Raul Danda “abriu o coração” ao afirmar que “cometi erros. Falhei em relação a vós”, disse, acrescentando que “falhei pelo que não fiz, mas deveria ter feito, e pelo que fiz e nunca deveria ter feito”.

Raul Danda sustentou que falhou “porque, muito infelizmente”, ele se tinha esquecido que ser “Raúl Danda, por mais que me esmerasse, nunca me poderia igualar a vós. E falhei”, reconheceu o vice-presidente do maior partido político angolano na oposição.

Para Danda, no “percurso para a procura da impossibilidade de ser igual a vós”, referindo-se a Jonas Savimbi, disse que “cometeu erros”, tendo lembrado aos presentes que “quando, em 1992, vos mandei a carta a dizer que não queria sair da Jamba só porque os meus queridos tios o tinham pedido, pois eu tinha seguido uma causa e não pessoas, dissestes-me, em audiência, na noite do mesmo dia, que o melhor para a revolução triunfante era eu sair da Jamba, do Território Libertado da UNITA”, lembrou.

“Mas aprendi de vós, Velho Jonas, que o importante não é não falhar, mas ter a hombridade e a coragem de reconhecer a falha e corrigi-la”, disse, sublinhando que com Jonas Savimbi aprendeu que “o mais correcto a fazer, quando caímos, é nos pormos de pé, humildemente e sem vergonhas”.

“E é o que tenho feito, todos os dias, em cada gesto, em cada palavra, em cada acto. Hoje, aqui e agora, eu peço o Vosso perdão por qualquer gesto, qualquer palavra, qualquer “qualquer coisa” que eu tenha feito que vos fizesse dizer “até tu, meu filho Brutus?! Perdão Mestre, perdão Alto Comandante, perdão Presidente”, reconheceu.

O político acredita que “do alto da vossa sapiência, compaixão, compreensão e benevolência, esse perdão há muito foi concedido. E é isso quanto me bastará. Se houver algum vivente que queira ter a ousadia de se substituir a vós e agir em sentido contrário, “ngongo yaye” (o problema é dele)”.

Oiça aqui na página da Rádio Angola a declaração completa do vice-presidente da UNITA, Raul Danda e o seu pedido de perdão a Jonas Savimbi:

Leave a Reply