UNITA reclama vitória nas eleições gerais com 49,5% dos votos e acusa CNE de “manipulação dolosa”

Compartilhe

Adalberto Costa Júnior denuncia “discrepâncias” nos resultados das eleições e diz que, segundo contagem paralela, a UNITA venceu as eleições com 49,5% dos votos, enquanto o MPLA se ficou pelos 48,2%.

O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, apresentou, esta segunda-feira, os resultados da contagem paralela feita pelo maior partido da oposição angolano. Numa conferência de imprensa, o candidato à presidência angolana indicou que a UNITA terá obtido 3.104.222 votos, o que totalizaria 49,5% das intenções de votos, enquanto o MPLA teria angariado 3.023.583 (48,2%).

Adalberto Costa Júnior denunciou que “existem discrepâncias” entre os resultados da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana, anunciados a 29 de agosto, e os da contagem paralela feito por elementos afetos ao próprio partido. Foram “subtraídos” à UNITA 347.436 votos em 15 círculos provinciais, enquanto foram “acrescidos” 185.825 votos ao MPLA em 16 círculos provinciais, apontou o presidente do maior partido da oposição angolana, algo que, disse, tem um “reflexo visível” na distribuição dos deputados provinciais e municipais.

Enumerando várias alegadas irregularidades — tais como a não publicação dos cadernos eleitorais ou a deslocalização dos eleitores —, Adalberto Costa Júnior acusou CNE de levar a cabo uma “manipulação dolosa” na contagem dos resultados. “Ninguém, nem o Presidente da República nem o partido que governa, tem a legitimidade de subverter a ordem constitucional e a soberania popular.”

Não haver um número claro de votantes, os modelos distintos das atas sínteses, a não publicação dos cadernos eleitorais, entre outros, levam Adalberto Costa Júnior criticar duramente as eleições, denunciando o que diz ser as “violações das leis em busca da vantagem eleitoral”. “Esses atos são praticados com dolo e tem de haver a responsabilização criminal dos seus autores e tutelares da função pública”, afirmou.

Para corrigir as irregularidades que a UNITA detetou, Adalberto Costa Júnior propôs o “apuramento nacional” dos resultados “com base na lei”, a “anulação das mesas de votos com irregularidade” e solicita a “constituição de uma comissão multidisciplinar composta pela CNE, por partidos da oposição, pela sociedade civil e por observadores nacionais e internacionais”.

Se as reclamações junto da CNE e dos tribunais angolanos não resultarem — “esgotando-se o direito angolano” —, Adalberto Costa Júnior adiantou que pondera recorrer aos “tribunais internacionais”, não tendo dado, ainda assim, grandes detalhes sobre de que forma é que o processo ia decorrer.

“O povo angolano já expressou a sua vontade. Ninguém pode anular a decisão soberana. A aspiração do povo exprime a vontade de se livrar do partido único, qual cancro impeditivo da democratização e do desenvolvimento do povo angolano”, rematou Adalberto Costa Júnior.

 

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply