Uíge: Militantes da UNITA acusados de terem vandalizado Comité do MPLA e instalações da RNA no Sanza Pombo

Compartilhe

Militantes da UNITA, munidos de objectos contundentes, como pedras, paus, facas e catanas, atearam fogo ao Comité Municipal do MPLA em Sanza Pombo, província do Uíge, causando feridos graves e a destruição completa da sede, em consequência de um aparente cruzamento entre marchas das duas forças políticas numa das principais vias do município, acusa o partido no poder.

As actividades partidárias, justificadas como causadoras do confronto, foram autorizadas pela Administração Municipal de Sanza Pombo e, a certo ponto do percurso, cruzaram-se, desprevenidamente, provocando um “choque brutal” entre os militantes, derivando na irá dos “fiéis” da UNITA, tendo estes, em acto descontrolado, desferido um ataque ao Comité do MPLA, causando danos sem precedentes nos últimos anos na região.

O primeiro- secretário provincial do MPLA no Uíge, José Carvalho da Rocha, condenou veemente o acto de vandalismo contra o Comité Municipal do MPLA em Sanza Pombo, por militantes da UNITA.

O secretário provincial da UNITA, Félix Simão Lucas, reconheceu que tais actos “não ajudam à coabitação política”, tendo aconselhado, por isso, os militantes e simpatizantes da UNITA a “absterem-se de práticas reprováveis e perigosas, para se dar lugar à política serena, democrática e pacífica”.

A Polícia Nacional não avançou quaisquer detenções, mas promete pronunciar-se nas próximas horas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply