Tribunal da Comarca do Lobito condena activista que prepara manifestação para exigir restituição dos mercados destruídos

Compartilhe

O Tribunal da Comarca do Lobito condenou nesta quinta-feira, 20, o activista Silvano Olímpio, 37 anos, a pena de dois meses e 17 meses, com pena suspensa por crime de injúria e desobediência à autoridade, segundo a acusação do Ministério Público.

Faustino Dumbo | Lobito
Fonte: Rádio Angola

Julgado sumariamente, o activista que já se encontra em liberdade segundo a sentença do juiz da causa, vai ser obrigado a indemnizar o agente da polícia no valor de 150 mil kwanzas e uma taxa de justiça de 22 mil kwanzas.
“Assim vai a parcialidade na justiça angolana”, lamentou o seu colega António Pongoti.

De acordo com a decisão do juiz que ditou a sentença do julgamento sumário, o activista condenado com pena suspensa tem cinco dias, a contar com data do acórdão, para pagar taxa de justiça e a indemnização do agente, caso não pague será detido e conduzido à cadeia para o cumprimento da pena.

Silvano Olímpio de 37 anos é activista do auto-proclamado “movimento revolucionário” no Lobito detido às 17 horas de Sábado, 15 de Agosto, no município do Lobito.

Segundo apurou a Rádio Angola, o activista saía do “bairro novo” em companhia com os seus companheiros do “Movimento Revolucionário de Benguela” e passaram defronte à 3ª Esquadra da Polícia Nacional, junto à “Zona Alta” da cidade do Lobito, supostamente sem fazer o uso da máscara facial.

“Olimpio foi chamado por um agente da polícia, na troca de palavras, o activista pediu dois metros de distância de acordo com as regras de prevenção contra a pandemia da Covid-19”, referiu um dos activista que presenciou o caso.

Os activistas sublinham que, o comandante “Diamantino” “manifesta-se alegre” com a detenção de Silvado Olímpio, pelo facto deste estar à frente de uma manifestação que está a ser preparada para o próximo dia 02 de Setembro, na cidade ferro-portuária do Lobito, visando a “restituição dos mercados que foram retirados dos locais mais próximos das comunidades”.

De acordo com o ofendido, o réu “proferiu palavras injuriosas” contra o agente da corporação, dizendo que: “você não és ninguém, não tens nada a ver com o uso da máscara”, afirmou em tribunal o agente da polícia.

O representante do Ministério Público disse nas suas alegações que, não ser sua pretensão “encher as cadeias de pessoas”, porque referiu o magistrado, “durante esses dias em que o réu ficou detido serviu-lhe de reflexão”.

“O seu errou foi ter dito ao senhor agente que você não é ninguém, faltar com respeito ao agente da polícia, isso não se faz”, considerou.

Os membros do “Movimento Revolucionário em Benguela” lamenta a detenção e condenação com pena suspensa do activista Silvano Olímpio e suspeitam existir “uma caça ao homem” no município do Lobito, devido a manifestação agendada para o próximo dia 02 de Setembro, onde irão exigir a reposição dos mercados informais destruídos pela administração municipal do Lobito.

Leave a Reply