“Tony Estraga” reforça lista do presidente cessante da FAF Artur Almeida e Silva
O antigo director nacional para a política desportiva do Ministério da Juventude e Desportos, António Gomes “Tony Estraga” é outra figura sonante do desporto angolano, e do futebol em particular, que integra a lista de Artur Almeida e Silva considerada a mais importante entre os candidatos, que almejam o cadeirão máximo da Federação Angolana de Futebol (FAF), integrando como membro de direcção do próximo elenco, cujo pleito eleitoral acontece no dia 30 de Novembro do ano em curso.
Licenciado em Educação Física, o antigo futebolista e gestor desportivo foi director do gabinete de apoio às Associações Provinciais e director do Departamento Técnico das selecções nacionais.
“Tony Estraga” jogou pelo 1º de Agosto e Inter da Huíla. No percurso da carreira teve passagens por equipas portuguesas e da Indonésia.
António Gomes “Tony Estraga” desempenhou o posto de secretário-geral adjunto da Federação Angolana de Futebol (FAF).
O homem forte do futebol nacional foi também presidente da Comissão Técnica para o Desenvolvimento Desportivo do Conselho dos Desportos da União Africana da Região 5.
“Tony Estraga” já foi candidato às eleições da federação angolana de futebol, no último pleito realizado em 2020.
Segundo um analista desportivo, “com este reforço de peso na lista de Artur Almeida e Silva, que concorre para a sua reeleição à presidência da FAF, fica mais uma vez evidente a preferência dos associados em apostar no projecto de continuidade da actual Direcção do órgão reitor do Futebol Nacional”, cujo desempenho, na sua visão, “tem sido satisfatório com resultados positivos dos Palancas Negras”.
A corrida à liderança da FAF está prevista para o dia 30 de Novembro deste ano, com Artur Almeida e Silva a concorrer para a sua recondução ao cadeirão máximo do órgão reitor do Futebol em Angola.
Segundo o calendário eleitoral, após a entrega das candidaturas, a Comissão Eleitoral, presidida pelo juiz de direito Kerson Cristóvão, terá o período de 24 de Setembro a 8 de Outubro para analisar a conformidade das listas apresentadas.
No documento, está ainda previsto a publicação dos resultados da conformidade no dia 9 de Outubro, abrindo, em seguida, espaço para a apresentação de reclamações e correcção de eventuais irregularidades, entre os dias 10 e 14 de Outubro.
A apreciação dessas reclamações será feita de 15 a 17 de Outubro, e a campanha eleitoral, a definir os novos rumos do futebol angolano, vai decorrer entre 18 de Outubro e 27 de Novembro.
O acto eleitoral, que encerrará o processo, acontecerá a 30 de Novembro, com a publicação dos resultados logo após o pleito.
Além do presidente cessante, Artur Almeida e Silva, que concorre para a sua reeleição, formalizaram candidaturas na sede da Federação Angolana de Futebol (FAF), no Projecto Nova Vida, Norberto de Castro e Alves Simões.
Com/CK