“Temos que remover a ditadura. Sem remoção não haverá desenvolvimento”– L Araújo

Compartilhe

 

 

775795_zznx88ziNa busca de pontos de vistas para a análise e compreensão da realidade angolana, a Rádio Angola entrevistou Luiz Araújo. Ele foi fundador e Coordenador da SOS-Habitat. Por seu engajamento destemido e determinado foi perseguido. Teria sido morto pelo regime angolano. Tendo tomado contacto com informações confidenciais sobre a intenção do regime de Eduardo dos Santos assassiná-lo, migrou para Portugal.

Nesta longa entrevista, falou com serenidade e lucidez, sobre o actual estado do país. Propôs caminhos e pistas para a luta, com vista a resgatar Angola da ditadura.

Entre várias questões, analisou os partidos políticos, a sociedade, necessidade de estrutura e organização, a necessidade de unidade, entre outras.

Como diagnóstico inicial, afirmou que este quadro é fruto de raízes históricas de longa data. Remontou aos anos 60. “A situação política que o país vive hoje, é consequência de nosso percurso desde a década de 1960.”

Ao descrever a natureza do regime político angolano, Araújo foi claro de que não é uma democracia por estar sob tutela de um homem. Fez igualmente referência a outros aspectos que o áudio há-de espelhar. “Neste momento, o país vive a hegemonia de um homem sobre o Estado. A democracia em Angola é uma falácia total”, reafirmou a sua tese.  Leia mais

Ouça a entrevista na a íntegra da Rádio Angola, conduzida por Florindo Chivucute

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply