SOBE PARA 17 O NÚMERO DE MORTOS NO “CONFRONTO” NA LOCALIDADE DE CALONDA

Compartilhe

O soba Sapiri da comuna de Calonda, município de Lucapa, província da Lunda-Norte, confirma a morte de 17 civis em consequência do “confronto” entre garimpeiros e elementos da empresa de segurança privada DSL que opera nas zonas de exploração de diamantes naquela localidade, quando as autoridades policiais falam apenas em três vítimas mortais, incluindo uma criança de dez anos.

Texto de Rádio Angola

Dados inicialmente avançados e que foram divulgados neste domingo, 28/04, pela Rádio Angola, davam conta da morte de apenas quatro cidadãos garimpeiros.

Entretanto, aquela autoridade tradicional que reforça a denuncia, afirma que o número aumentou para 17 com a descoberta de novos cadáveres nas matas presumivelmente executados, depois da intervenção da Policia Nacional que terá agido em retaliação a uma alegada revolta da população à residência oficial do comandante provincial da corporação.

À Rádio Angola, o soba sustentou que a população local encontra-se desde domingo último apavorada em função das “investidas” supostamente levadas a cabo por efectivos da Polícia e Militares. “Aqui parecia guerra, no bairro mataram seis pessoas e na mata foram onze”, denuncia o soba.

Por sua vez, o Comandante Provincial da Policia Nacional na Lunda-Norte, Comissário Alfredo Lourenço, desmente o número de vítimas mortais denunciadas na imprensa e nas redes sociais, mas confirma três mortos, sendo um alegadamente assassinado pelos garimpeiros, enquanto outros dois atingidos por balas dispersas disparadas pela Polícia Nacional.

Alfredo Loureço tranquiliza a sociedade argumentando que, no local, a situação está calma e controlada, revelando que a administração municipal garante o apoio necessário às três vítimas mortais.

Oiça aqui na página da Rádio Angola as declarações do soba Sapiri da localidade de Calonda e do Comandante da Polícia da Lunda-Norte:

Leave a Reply