Sistema de educação de Angola analisado em livro por acadêmico

Compartilhe

Foi lançado, no final da tarde desta quinta-feira, dia 26, na sede da União dos Escritores Angolanos, o livro “Políticas educativas em Angola: Um desafio do direito à educação” da autoria do professor Isaac Paxe.

Texto de Simão Hossi

A obra é um trabalho de pesquisa cientifica que serviu de tese de doutoramento do cientista na área da educação, obra que poderá servir como um instrumento importante para pesquisadores, acadêmicos, activistas, professores interessados numa abordagem sobre educação. Paxe, conhecido pelas suas intervenções nas redes sociais e no programa radiofónico “Conversas com Vagar”, da rádio Mais, obteve o seu titulo de doutor recentemente pela Universidade de São Paulo – USP, no Estado de São Paulo, República Federativa do Brasil.

Isaac Paxe | Foto do autor

Convidados a intervir e tecer algumas palavras sobre o conteúdo da obra, Sizaltina Cutaia, activista ligada ao direito à educação e feminista, adiantou que a obra é também um instrumento que pode ser útil para aqueles que actuam no ramo da saúde, enquanto Fernando Macedo, professor universitário, que já partilhou ideias sobre o tema central do livro, não tem dúvidas sobre a obra e considera pioneira nesta matéria. Considerando também que a obra é um grandioso instrumento que vai ajudar os interessados pela educação e o próprio Executivo a repensar o sistema de educação que tem.

Isaac Paxe é professor do ISCED de Luanda, e traz assim um oportuno contributo à discussão em torno das políticas educativas, numa fase em que os desafios são outros no capitulo da governação. A cerimónia de lançamento da obra, para além de ter contado com as presenças de familiares, alunos e professores, foi prestigiada com as presenças da secretária de Estado para os Direitos Humanos Ana Celeste Januário e da directora do ISCED, para além da presença de dois convidados vindos de outros países.