SIC NEGA ESQUADRÃO DA MORTE E AMEAÇA COM PROCESSO

Compartilhe

Os Serviços de Investigação Criminal (SIC) negaram a existência de um esquadrão da morte que leva a cabo actos de execuções sumárias de supostos criminosos pelas ruas de Luanda, sobretudo.

O SIC negou hoje, segunda-feira, 27, pelo seu porta-voz, durante uma conferência de imprensa sobre a investigação do assassinato da jornalista da TPA Beatriz Fernandes e Jomance, alegado motorista da malograda, para uns, e namorado, para outros.

A negação do SIC surgiu logo após o anúncio da apresentação de um relatório sobre execuções extrajudiciais por elementos afectos ao SIC e com a conivência da Procuradoria-Geral da República (PGR). O relatório é da autoria do jornalista e activista Rafael Marques de Morais, e será tornado público na quarta-feira, 29, onde consta a descrição de quase 100 execuções.

Adiante, o porta-voz do SIC ameaçou, indirectamente, levar a tribunal, por intermédio dum arrolamento em processo a constituir pela PGR, Rafael Marques de Morais, demais jornalistas e activistas que divulgam os assassinatos extrajudiciais enquanto uma acção coordenada e exercida por um esquadrão da morte.

Contraditoriamente, o porta-voz do SIC, depois de negar a existência do esquadrão da morte, admitiu que o organismo continua a investigar tais denunciais e pediu que sejam enviadas informações sobre o assunto à investigação criminal.