SIC detém oficial das FAA que lidera gang de burladores de terrenos em Viana

Compartilhe

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve na sexta-feira, 3, um oficial da Polícia Militar (PM), das Forças Armadas Angolanas (FAA), identificado por Sozinho Mendes Fumissi, natural de Negage, província do Uíge, morador de Luanda-Sul, acusado de liderar uma máfia de invasão de terrenos, preferencialmente no território do município de Viana, Luanda.

Com um histórico neste tipo de práticas, o militar foi agora detido por ter vendido mês passado um terreno situado nas cercanias do Kikuxi, (MDC, Viana) a um grupo chinês que pretende instalar no local um investimento.

Ocorre que, o militar já tinha vendido o mesmo terreno a outro cidadão expatriado, que junto das autoridades de Luanda tratou os documentos em posse deste jornal.

Dada a localização estratégica do espaço os chineses terão contactado o proprietário do espaço para compra, o que este recusou. Dias depois, segundos os relatos o chinês terá encontrado o militar e engendraram um plano para que o mesmo ficasse com o espaço, contra a vontade do legítimo proprietário.

Para o efeito é segundo relatos que estão em posse da PGR junto do SIC, o chinês em colaboração com o militar terá subornado o Director da Fiscalização de Viana, o responsável da ANIESA, o Comandante Municipal de Viana e o Comandante da Unidade de Reação e Patrulhamento de Luanda, sob orientação do Comandante da Polícia de Luanda que movimentaram todas as forças e retiraram do terreno a empresa de segurança que assegura o espaço.

Dos contentes com a actuação da magia de terrenos a empresa que detém o terrenos, com todos os documentos abriu um processo junto do SIC Geral e o Procurador da República junto daquele serviço ordenou a detenção do militar que será presente ao juiz de garantia nas próximas horas.

O Club-K apurou que o chinês interessado no espaço está a movimentar-se para intensificar as ofertas a Polícia de Luanda, por via do Comandante de Viana, a Administração Municipal de Viana, por via da Fiscalização e a PGR, juízes para inclinarem a balança a e no final ficar com o terreno.

Com/Club-K

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply