SIC desmantela rede de “assassinos” de moto-taxistas na Lunda-Norte

Compartilhe

Uma operação conjunta entre o Serviço de Investigação Criminal (SIC) e a Polícia Nacional (PN), foi possível o desmantelamento de um grupo de “assassinos” e a consequente descoberta de um local considerado pelas autoridades como um “autêntico matadouro” na localidade de Canjamba, município do Chitato, província da Lunda-Norte.

Rádio Angola

O grupo constituído por oito elementos, todos da República Democrática do Congo (RDC), segundo o SIC, dedicava-se à prática de diversos crimes entre os quais assassinatos de cidadãos angolanos, que se dedicavam ao trabalho de moto-taxi no município do Chitato.

No dia 21 do mês em curso, por meio de uma denuncia de um motoqueiro, que segundo apurou a Rádio Angola, “escapou” das mãos dos “malfeitores”, o Serviço de Investigação Criminal conseguiu, no local, a detenção de um suspeito, por sinal, cidadão da RDC.

De acordo o Serviço de Investigação Criminal e a Polícia Nacional, o facto foi descortinado graças à denúncia de um popular que testemunhou um pequeno desentendimento entre um moto-taxista que, por sinal, seria mais uma das vítimas e o passageiro que obrigava aquele a mudar de rota, pois, sabia que o deixariam no local onde eram executados os demais taxistas, cujos corpos foram encontrados em estado avançado de putrefacção.

O integrante do grupo apanhado pelas forças disse que após a morte dos moto-taxistas eles se apossavam dos bens destes incluindo a motorizadas que vendiam de seguida.

Foram encontrados, no mesmo local, restos ósseos de cinco cidadãos supostamente mortos pelos meliantes, enquanto efectuavam o serviço de moto-taxi no trajecto que liga a cidade do Dundo à localidade de Candjamba que dista a mais de 20 quilómetros da sede da província.

A intervenção dos órgãos de segurança permitiu ao resgate de uma vítima e detido um integrante do grupo, sendo que os demais integrantes puseram-se em fuga tão logo aperceberam-se da presença policial.

O Comando da Polícia Nacional na Lunda-Norte esclarece que suposto integrante do grupo já está a contas com a justiça enquanto o SIC desdobram-se em sequências investigativas para a detenção dos foragidos.

De acordo com as autoridades locais, os restos mortais encontrados, dizem as autoridades locais, estão a ser removidos pelo laboratório do Serviço de Investigação Criminal, para efeitos de identificação e o consequente enterro.

Leave a Reply