Secretário Nacional da JURS solidariza-se com alunos da “Escola Comunitária” em Cacuaco

Compartilhe

Ouvir aqui:

O líder da Juventude de Renovação Social (JURS), Gaspar Fernandes dos Santos manifestou-se solidário com os alunos da “Escola Comunitária” do bairro “Augusto Ngangula”, município do Cacuaco, em Luanda, ao doar material que vai permitir a cobertura da instituição.

Localizada na comuna do Kikolo, os alunos da escola em causa, enfrenta muitas dificuldades, desde a falta de tecto, carteiras, quadros, giz e outros materiais que visam o ensino e aprendizagem do “ABC” às crianças.

A administração municipal do Cacuaco conhece a realidade critica, mas nada faz para acudir a situação ou minimizar a carência que os alunos e professores têm se debatido diariamente.

A “Escola Comunitária”, no conhecido bairro “Augusto Ngangula”, alberga mais de 150 alunos da iniciação à 4ª classe, instruídos por cinco professores que leccionam a custo zero em prol da comunidade.

A responsável da Escola Comunitária, Albina Juquila manifestou-se emocionada com o gesto solidário do jovem político da JURS, Gaspar dos Santos, tendo ressaltado que o material oferecido vai permitir à cobertura da referida escola, situação que segundo Albina, vai minimizar as dificuldades que os alunos têm enfrentado diariamente e garantir a comunidade a comunidade escolar.

Além da falta de cobertura, o chão não está cimentado, precisando igualmente de reboque e pintura. Os alunos, explicou a directora da “Escola Comunitária”, Albina Junquila, “não pagam propinas” reservando apenas a comparticipação semanal de 100 kwanzas cada aluno, valores que segundo revelou “se destinam para a compra de giz e facilitar o transporte dos professores que não são remunerados”.

Entretanto, o secretário nacional da Juventude do Partido de Renovação Social (JURS), Gaspar Fernandes dos Santos, que doou chapas de zinco e ferros para a cobertura da “Escola Comunitária” do bairro “Augusto Ngangula”, disse que se sentiu comovido com a situação, pelo que, em gesto de apoio à iniciativa da comunidade decidiu pela compra das chapas e ferros.

“Não podia ficar indiferente diante dessa realidade, por isso decidi fazer este gesto”, disse o líder da JURS.

Com a cobertura da “Escola Comunitária” os alunos da iniciação à 4ª classe poderão frequentar as aulas sem os constrangimentos de chuva e sol, facto que obrigava os professores e alunos a abandonarem mais cedo a instituição.

Gaspar Fernandes dos Santos espera que com as condições que estão a ser criadas, mais crianças que se encontram fora do sistema normal de ensino possam fazer parte da “Escola Comunitária”, que de acordo com os moradores “tem ajudado muito as crianças”.

“Trouxemos aquilo que é necessário para manter a cobertura do tecto e acima de tudo para ter condições para que estas crianças tenham uma qualidade de ensino diferente”, salientou o jovem político.

O responsável juvenil da JURS entende que a iniciativa dos moradores do bairro “Augusto Ngangula”, em Cacuaco, deve ser abraçada por todos, pois na visão de Gaspar dos Santos, a acção visa alcançar um objectivo satisfatório.

Ouvir aqui:

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply