Secretário de Estado da juventude acusado de ter pago jovens para denegrir imagem do CNJ do seu presidente

Compartilhe

O secretário de Estado da Juventude, Francisco Boaventura Chitapa, é apontado como estando em conluio com um grupo de indivíduos, que se intitula como seus assessores, para, através de um “plano estranho”, devidamente elaborado, para  “assassinar” a imagem do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e do seu líder.

Este portal sabe que o referido plano concebido obedece a três fases distintas para a sua implementação. Fontes bem posicionadas adiantam que, depois de fracassar nos seus primeiros cem dias de governação, o secretário de Estado da juventude (um antigo detractor de Isaías Kalunga a era do finado Luther Rascova na liderança da JMPLA), refugia-se agora em alguns jovens para reactivar as suas baterias difamatórias contra o líder do CNJ – Instituição de utilidade pública –  que tem trabalhado em prol da juventude, dando bolsas de estudos e financiamentos para jovens com iniciativas empreendedoras.

Mutu Muxima, David Salei Ared e Mulaza, numa conversa com alguns activistas confideciaram que, depois da manifestação, “o negócio que mais está a render nesse momento é difamar e caluniar o líder da juventude”.

“Nessa altura, estamos a receber milhões nas mãos do secretário da Juventude para falar mal do Isaías Kalunga e ainda temos promessas de receber casas”, disse Mutu Muxima em um áudio difundido nas redes sociais.

De acordo com o “macabro plano”, a primeira parte deste, visa a descredibilização da imagem de Kalunga, com o seu nome pinchado em locais públicos,  como muro de habitações (conforme mostram as imagens no texto), um acto repugnante que está ser executado pelo “mercenário” Mutu Muxima e  comparsas financeiramente compensados pelo secretário de Estado da Juventude, descreve a fonte.

A fonte reforça que o recurso à publicações de textos caluniosos e flayers, nas redes sociais, tem sido outra prática levada a cabo pelos “kapangas” de Francisco Chitapa.

Consta que, a segunda parte do plano, passe pela mobilização de vários jovens para, ao Presidente da República, endereçarem uma carta, alegando uma má distribuição das habitações a juventude na Centralidade “Vida Pacifica”, Zango-0, município de Viana, uma iniciativa inclusiva e conduzida com total transparência pela direcção do CNJ.

A pretensa carta chegaria às “mãos”do Presidente da República por via do secretário de Estado, Francisco Chitapa, que em seguida, em acções coordenadas com o grupo por ele financiado, realizariam uma manifestação contra o responsável do CNJ. A intenção é pressionar para que, os próximos projectos habitacionais a juventude que goza de benefício directo de 30%, passem a tutela do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), ao invés do CNJ, que por sua vez, transferia competências de gestão ao Instituto Angolano da Juventude (IAJ), uma célula do MINJUD, cuja dinâmica se desconhece.

A estratégia “doentiamente” elaborada por Chitapa, tende beliscar a relação cordial do CNJ e do seu lider, junto da Presidência da República, transmitindo a ideia de haver uma alegada incapacidade do CNJ em dirigir a juventude de diferentes organizações partidárias e da sociedade civil, tal como referiu o activista,  Repper Digno, participante de um dos encontros realizados por Mutu Muxima – o “capataz” de Chitapa nos actos subversivos contra o CNJ e a sua liderança.

De lembrar que, enquanto Instituição de Utilidade Pública, o CNJ rege-se por estatutos próprios, as suas acções são coordenadas e projectadas pelos representantes das 51 organizações que o compõem.

A sua liderança é eleita em Assembleia de mandatos, pelo que, não cede a pressão de “mercenários” para a destituição do seu líder.

A Rádio Angola tudo fez para ouvir o secretário de Estado da Juventude, Boaventura Chitapa, mas sem sucesso.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply