RELATÓRIO DA FREEDOM HOUSE 2019 COLOCA ANGOLA ENTRE OS PAÍSES NÃO LIVRES

Compartilhe

Angola continua no grupo dos países não livres, revela a organização não governamental Freedom House, no seu relatório Liberdade no Mundo 2019, divulgado nesta quarta-feira, 05/06, em Washington.

Apesar de reconhecer que houve uma melhoria com a Presidência de João Lourenço, tendo o país ganho cinco pontos na escala, o documento afirma que o país não conseguiu sair do último grupo do índice da organização com sede nos Estados Unidos.

Estas mudanças, diz o relatório da Freedom House, a que a VOA teve acesso, podem “servir como modelos importantes para os vizinhos e melhorar significativamente a trajectória democrática do continente como um todo”.

A organização também destaca que o Presidente da República, João Lourenço desenvolveu “acções notáveis contra a corrupção e a impunidade, ao reduzir a influência descomunal da família do seu antecessor e conceder aos tribunais uma maior independência”.

A nível dos demais países lusófonos, o Brasil, embora integre o grupo dos países livres, perdeu três pontos. A Freedom House afirma que a liberdade caiu em todo o mundo pelo 13º. ano consecutivo e que há ainda muitas ameaças.

Esta inversão abrange uma variedade de países de todas as regiões, de democracias cimentadas como Estados Unidos a regimes autoritários como a China e Rússia.

A Freedom House acrescenta, no entanto, que essas perdas ainda são superficiais comparadas com os ganhos do final do século 20, “mas o padrão é consistente e perigoso”.

Leave a Reply