RELANÇAMENTO DO OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA ANGOLANA

Compartilhe

O Observatório da Imprensa e da Comunicação, projecto de membros da sociedade civil que “visa monitorar e avaliar o desempenho da media nacional”, será relançado na quarta-feira, dia 10, depois de ter estado inoperante desde Junho de 2015, ano em que foi criado.

Texto de Rádio Angola

O relançamento acontecerá por volta das 10H, no hotel Fleuma, no bairro, em Luanda, segundo a nota enviada à nossa redacção onde a equipa do projecto convida jornalistas e todos interessados a estarem presentes.

Durante o tempo que funcionou, o Observatório da Imprensa procedeu à publicação de críticas científicas e análises sobre diversos temas ligados às liberdades fundamentais. Dois livros estiveram sob o crivo analítico dos articulistas permanentes e convidados do projecto, nomeadamente, «Lûmbu: a Democracia no Antigo Kôngo», do historiador Patrício Batsîkama, e o livro «Ferramentas para destruir o ditador e evitar nova ditadura – Filosofia política da libertação para Angola», da autoria do filósofo Domingos da Cruz.

Foi quando estavam a ser divulgadas as criticas ao último livro citado que foram detidos os dois responsáveis pelo projecto – os jornalistas e activistas Domingos da Cruz e Sedrick de Carvalho -, detenção que ficou bastante conhecido como «Processo 15+Duas». Pouco antes realizou uma entrevista ao padre Maurício Camuto, na altura ex-director da Rádio Ecclésia, cargo para o qual foi nomeado novamente em 2016.

“O Observatório guia-se pelos critérios do Direito Internacional dos Direitos Humanos sobre democracia, liberdade de expressão e de imprensa, assim como as directrizes da UNESCO sobre uma imprensa livre, independente e ao serviço do desenvolvimento humano”, lê-se na sua nota de apresentação.

O Observatório da Imprensa é um dos parceiros da Rádio Angola, através da Friends of Angola.

Leave a Reply