Rádio Despertar desmente ter censurado comentarista do MPLA

Compartilhe

Face à circulação de informações deturpadas e eivadas de má-fé, que envolvem o nome da Rádio Despertar por alegadamente ter “expulso” um convidado do seu programa de análise “PROVA DOS FACTOS”, emitido aos domingos a partir das 13 horas, importa esclarecer a opinião pública sobre o seguinte:

1.A Rádio Comercial Despertar, comprometida com a promoção do debate pluralista e imparcial, tem o compromisso de convidar representantes de diversas ideologias políticas para participarem nos debates sobre temas relevantes para o país. Destacamos que nenhum dos convidados possui um convite permanente, sendo imperativo que a rádio os convide previamente e forneça antecipadamente os temas a serem abordados.

2.No entanto, para o programa do último Domingo, 19 de Novembro, não foi endereçado qualquer convite ao partido MPLA. Pelo que não era esperada a presença de qualquer representante daquela formação política no Programa. Estranhamente, o Sr. Aniceto Cunha, um dos vários militantes que o MPLA tem enviado para os diversos programas de debate e análise da Rádio Comercial Despertar, compareceu sem convite e por isso, sem acesso prévio aos temas em abordagem, que por norma são enviados pela produção do Programa “Prova dos Factos” com antecedência de 48 horas.

3.Ainda assim, de forma cortês, o Sr. Aniceto Cunha foi informado que não fazia parte dos convidados ao painel de analistas do Programa, uma vez que a sua presença não estava programada para aquele momento. Ressaltamos que em nenhum momento houve desrespeito ao Sr. Aniceto Cunha, nem tampouco aos nossos ouvintes. Logo, todas as informações difundidas nas redes sociais e por alguns portais estão despidas de qualquer fundamento e enfeitadas de inverdades, mentiras grosseiras e má-fé. Alias, contra todas a regras, os pseudos articulistas não se deram ao trabalho de contactar a Direcção da Rádio Despertar para o devido contraditório.

4.A atitude adoptada foi uma medida para manter a autonomia editorial da rádio, garantindo a coerência com as directrizes estabelecidas para o referido programa. Ou seja, não houve qualquer intenção de prejudicar o partido político MPLA.

5.A Rádio Comercial Despertar sempre primou por princípios da liberdade de expressão, jornalismo livre e compromisso com a verdade. O ocorrido não visa cercear opiniões, mas sim assegurar a qualidade e coerência dos debates promovidos pela rádio.

6.Agradecemos a compreensão dos nossos ouvintes e reiteramos o compromisso contínuo com a transparência, independência, imparcialidade e pluralidade na abordagem dos assuntos de interesse público.

Pela direcção da Rádio Comercial Despertar

O Director-geral

Horácio dos Reis

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply