RA: “JES não dará o poder de bandeja”, afirma Benéfico

Compartilhe

775795_jkfna7a1Rádio Angola (RA): O músico de intervenção social e política, Benéfico, foi entrevista por Adão Lunge. Falou sobre a sua trajetória musical, as consequências, a reação da sociedade e sua família, por esta opção, e emitiu sua opinião sobre a situação actual do país.

Lunje é natural do Bocoio, provincia de Benguela. A sua carreira começou em a 2011, com a primeira música intitulada “Já bem dito”.

Esta escolha pela música de intervenção provoca ameaças por parte de militantes da JMPLA e perseguição dos Serviços de Informação e Segurança do Estado.

Questionado sobre a sua relação com a sociedade, afirmou que no início da sua carreira o chamaram nomes. “Você não tem vergonha…”, lembrou Benéfico. Mas hoje, os que trataram-me mal, muitos querem ouvir a verdade.

Quanto as reações negativas, não é somente a sociedade, incluindo a minha família, que continuam em atrito comigo. Muitos familiares são do MPLA e extremamente fanáticos, lamentou o músico.

Entre as músicas de Benéfico, apreciadas pelos populares de Benguela, está, “Eu vou gritar”. Esta música fala sobre os direitos fundamentais que constam na constituição. Nesta música aborda ainda sobre a fraude eleitoral de 2012.

Benéfico entende que os angolanos devem ter coragem para continuar a lutar. ”A perseguição dos sipaios, deverá ser a velocidade do nosso sucesso”, afirmou.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply