RA: “Estamos diante do colapso da saúde”, afirma o Dr. Maurilio Luiele

Compartilhe

775795_7djrolkoRádio Angola (RA): Numa altura em que aumentam os apelos referentes a catástrofe do sector da saúde, e que se traduz em mortes permanentes e sistemáticas de crianças e adultos, com incidência para os petizes. Alguns órgãos de comunicação, avançam já 500 funerais por dia, em toda Luanda, o que significa que muito mais pessoas morrem.

Sobre isto, a RA, ouviu o médico Maurílio Luiele, Secretário da UNITA para o sector da saúde. Caracterizou a situação nos seguintes termos: estamos perante uma tragédia que demonstra a falência do sector da saúde.

Questionado sobre as razões desta crise, afirma que, “não há saneamento básico e associado a infraestruturas urbanísticas insuficientes, viabiliza o nascimento e a propagação das doenças. Disse ainda que ante a esta demanda, os hospitais não têm capacidade para responder ao aumento das doenças, em função da falta de meios medicamentosos e todo tipo de material gastável, como gases, seringas, agulhas, curetas, catetes, luvas, etc.”.

Deste ponto de vista, corrobora o vice-presidente da UNITA, Raul Danda, que intercalou durante a entrevista. Danda foi mais longe, numa entrevista à RFI, dizendo que “estamos nesta situação porque o gestor máximo do país, decidiu roubar bilhões de dólares e agora, não conseguem pagar os fornecedores, o valor necessário para disponibilizarem os meios com vista à assistir as pessoas”.

Apelou às populações para tomarem medidas preventivas com vista a evitar estas doenças

Entrevista conduzida por Florindo Chimucute.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply