RA: Grito de Desespero de um Pai com um filho Internado no Hospital de Benguela
Rádio Angola (RA): Adão Lunge teve o privilégio de entrevistar o Sr. Belchior Quintas para falar sobre sistema de saúde em Benguela. Sr. Quintas: Eu tenho duas crianças Internadas no Hospital Municipal de Benguela, na qual a pequena de dez (10) anos esta a falta de sangue, segundo o diagnóstico que apresentava, eu disse que como já custumo doar sangue então me fazem já o teste se o meu sangue dar para me tirar então podem faze-lo para fazer a transfusão de sangue á criança, eles (os Enfermeiros), disseram que não vai dar, porque segundo a reunião que tivemos nos últimos dias, é preciso pagar Kzs2.000,00 (dois mil Kwanzas) para fazer o teste, eu disse que de momento não tenho, porque é urgente eu tenho as minhas cartas de condução e o meu telemóvel podem ficar com elas enquanto vou me atirando na família para conseguir tal dinheiro, mesmo assim eles (a) (as enfermeiras), insistiram em dizer que sem o dinheiro a ser cobrado (dois mil Kwanzas) não se pode fazer o teste.
Agora, na hora de meter na criança, eu mme tiraram o balão cheio e depois metem a metade na criança, peguei no meu telemóvel tirei uma fotografia no balão de sangue que por sinal era metade, os enfermeiros largaram a criança e se retiraram da sala…
Procurei a Rádio Angola para dizer que é preciso que haja um trabalho sério, porque o povo os cidadão estão a sofrer bastante, há muitos cidadãos que neste preciso momento que vos falo não têm nehum tustão (Dinheiro) para poder dar proseguimento à assistencia Médica e medicamentosa aos seus filhos e parentes e neste meio os que sofrem mais são as crianças.