RA: Entrevista com Crianças sem Abrigo em Luanda
Rádio Angola (RA): Pedro Gonga, conversa com dois meninos que fazem da rua o seu local de viver, de forma descontraída, Paizinho e Tony contam um pouco da vida de Criança sem Abrigo, ou vulgo meninos de Rua.
Paizinho conta que, veio do Uige para Luanda com a sua tia, a procura de melhores condiçºoes de vida, só que, a situação agravou-se, e tudo tornou-se difícil para a tia do menino que, vivia de renda. A sua tia decidiu voltar para o Uige, o menino não gostou da ideia, contrariando a decisão de sua tia, Paizinho, viu a rua como solução de continuar na cidade capital do País, em busca de melhores condições de vida, sem medir as consequências, e porque a idade não o ajuda para tal, começa a dar conta das dificuldades e das condições de vulnerabilidade a que se expos já tarde. Sem meios financeiros para voltar a sua terra natal ao encontro da família, Paizinho pede ajuda a pessoas de boa fé que o ajudem a concretizar o seu sonho de voltar junto do seu berço.
O menino conta que, para comer tem de pedir a qualquer pessoa que encontrar na rua, submetendo-se a passar por humilhações, insultos, e até mesmo a ameaças com arma de fogo por pedir para comer. O menino disse que tem um sonho, ser polícia quando for grande.
Abordado se quer voltar a estudar o rapaz mostrou total disponibilidade, com um tom bem alto e repetidamente disse que, ficaria grato se alguém de boa fé o ajuda-se a voltar para casa, junto da família no Uige.
Outro rapaz é o Tony que diz que fugiu do Lar Kuzola, segundo o seu depoimento, fugiu do lar porque, eram obrigados a acordar muito cedo para cumprir com os afazeres de casa, e porque também, havia pouca diversão, como jogar bola, conta que…