PROLIFERAÇÃO DE MARATONAS ALCOÓLICAS NO CAZENGA

Compartilhe

A poluição sonora, onde se mistura o som alto da música e as lutas físicas que ocorrem diariamente, é a marca dos bairros em que decorrem maratonas alcoólicas nos últimos dias. Esta é situação no bairro Curtume, no Cazenga, mais precisamente às vésperas do dia das eleições, onde a RA esteve.

Texto de Jedidas Rodrigues

Xavier Francisco, morador do referido bairro, garante haver uma tendência destrutiva da camada juvenil com as maratonas de bebidas alcoólicas porque, argumenta, nestes lugares há predomínio de muita imoralidade. Por imoralidade Xavier se está a referir à nudez, consumo de droga, prostituição e delinquência.

Já a senhora Eva Vieira, moradora do mesmo bairro, disse que essa poluição sonora tem efeitos críticos ao seu problema de hipertensão e, consequentemente, “promove homens vadios e sem perspectiva académica”.

“Por outro lado, as maratonas têm como objectivo criar mortes, visto que os jovens quando estão sob efeito de álcool brigam com muita facilidade e, nalgumas vezes, essas brigas acabam em tragédia”, frisou.

Joaquim Daniel, estudante de Sociologia e ali residente, referiu que “um governo sério deve primar por coisas sérias, como educação e ensino”, e lamentou o facto de não ser previsível um bom futuro dos jovens angolanos, visto que são ludibriados com coisas fúteis, como a política de embebedamento dos eleitores.

Segundo moradores, as maratonas alcoólicas estão a ser realizadas pelo partido político concorrente às eleições MPLA, actual governo, com a cooperação da administração local cujo responsável máximo é primeiro secretário do mesmo partido localmente.

 

NO NAMIBE

A Voz da América divulgou recentemente uma reportagem onde mostra a população jovem do Namibe a repudiar as maratonas de alcoolismo organizadas pelo MPLA com intuito de conquistar votos. Abaixo partilhamos o vídeo.