PROJECTO «EMPRÉSTIMO DA CONFIANÇA» DISPONIBILIZA LIVROS GRÁTIS

Compartilhe

Concebido por conhecidos jovens activistas, o projecto «Empréstimo da Confiança» tem feito a entrega gratuita de livros a cidadãos desde Setembro de 2017. Magno Domingos, um dos mentores do projecto, adiantou que “o objectivo é estimular a Confiança Social Colectiva entre concidadãos”.

Texto de Rádio Angola

Actualmente o projecto tem disponível mais de 50 livros, que variam entre história, psicologia, educação sexual, poesia, direito, jornalismo e ficção. “A ideia é que seja uma interacção simples baseada em troca de conhecimentos compilados em livros”, disse o activista citado.

Totalmente acessível à partir das redes sociais Facebook e Twitter, o «Empréstimo da Confiança» mereceu reacções positivas tão logo foi ao ar cuja classificação foi quase sempre “muito bom”. Questionado sobre como surgiu o nome «Empréstimo da Confiança», Massilon Chindombe esclareceu: “Precisávamos um nome que agregasse a confiança que queremos incentivar entre nós, cidadãos, mas ao mesmo tempo que resumisse o seu funcionamento. Daí o «empréstimo» e “confiança»”.

Leandro Freire, activista mais conhecido por Divac, contou também um pouco da concepção do projecto. “A ideia é fazer com que as pessoas tenham confiança no próximo, e essa confiança constrói-se com pequenos passos. Por isso achamos que começar com livros, dando a oportunidade de as pessoas levarem, lerem e depois devolverem, fará com que aprendamos que confiança é a base de uma sociedade comprometida com o futuro”.

Dito Dali, também membro da equipa e que recentemente esteve à frente da organização de uma manifestação no Moxico, realçou que as pessoas que têm levado os livros os têm devolvido em bom estado, facto que, apontou, “dá-nos certeza de que estamos a conseguir fazer com que as pessoas confiem, pois confiança também pressupõe preservar o que não nos pertence como se fosse nosso”.

O projecto apenas está disponível em Luanda mas prevê brevemente passar a emprestar livros noutras províncias por intermédio de colaboração local.

LINHA PRISIONAL

Definido como um subprojecto, o «Empréstimo da Confiança» criou o que denomina «Linha Prisional». Sedrick de Carvalho, jornalista e activista também membro da equipa, recordou: “O processo de leitura do preso começa pela leitura de tudo o que está escrito no espaço onde é colocado, desde as lamentações às confissões, declarações de amores e ódios, arrependimentos e promessas, elucubrações e planos. Quando termina a leitura de todas as paredes que lhe cercam, então deseja ler mais, e não existindo letras, começa a escrever nas paredes para ter algo para ler. Lê-se”.

Três dos seis jovens que compõem a equipa já estiveram presos por motivos políticos, e exactamente por conhecer essa realidade é que decidiram “estender a nossa confiança às pessoas privadas de liberdade”.

Esse subprojecto funciona da seguinte forma: 1.º O familiar ou amigo do preso ou presa escolhe o livro dentre os disponíveis nas nossas páginas; 2.º Contacta-nos pelas redes sociais ou telemóvel para agendar o encontro para receber o livro; 3.º O leitor ou leitora pode ficar com o livro durante 30 dias, sendo que o familiar ou amigo deverá devolver findo esse prazo.

CONTRIBUIÇÃO DE AUTORES

Mediante “contactos directos”, o «Empréstimo da Confiança» tem obtido alguns livros directamente das mãos dos seus autores e assim os disponibiliza para os leitores. Sempre que recebe um doação faz um anúncio nas suas páginas, onde contabilizamos três ofertas até ao momento, nomeadamente de Nvunda Tonet, psicólogo e activista autor de «Psicólogos. Porquê e para quê», o escritor Nguimba Ngola, livro «Pegadas íntimas», e o activista Luaty Beirão que ofereceu os seus dois livros – «Sou eu mais livre, então» e «Kanguei no maiki».

“Temos solicitado aos autores que nos forneçam um exemplar para colocarmos à disposição dos leitores interessados mas que por alguma razão, e é quase sempre por dificuldades financeiras, não conseguem comprar os livros”, informou Harvey Madiba, outro membro.

Sem aceitar a categoria “publicidade”, a equipa do «Empréstimo da Confiança» opta pelo termo “divulgação” quando se trata de anunciar o lançamento de livros, coisa que também tem feito nas suas páginas. Os seus membros esclarecem que “a divulgação é parte da nossa missão de destacar a produção literária e científica angolana, principalmente de jovens, isto para eliminar a ideia segundo a qual os angolanos escrevem pouco”.

Leave a Reply