Prisão arbitrária o militante do Bloco Bloco Democratico Angola

Compartilhe

Fonte: BD

BD- Eduardo Catoquessa Dalton, em trabalho de sensibilização para subscrição do BD no Município do Bailundo, Provincia do Huambo, foi preso perto das 16 horas, naquela localidade. Toda a documentação dos proponentes do municipio foi apreendida. A Direcção do Bloco Democrático contactou ja o comandante da Policia do Bailundo, Comandante Sankara, que prometeu inteirar-se da situação e tomar as medidas adequadas.

O agente da Policia pediu dois saldos para libertar o membro e sua documentação. Tem sido recorrente por parte da Policia Nacional esse tipo comportamento intimidativo e corrupto. Prevendo isto o BD escreveu ao Tribunal Constitucional para que lembrasse as instituições do Estado que interferem no processo de candidatura (nomeadamente, Policia, Conservatórias, Notariados) que agissem no estricto cumprimento da Lei.

Pelos vistos, nada foi feito. A CNE confirmou ao Presidente da República que estavam criadas todas as condições para que o processo eleitoral decorra bem, mas o facto é que a própria Policia Nacional não se encontra preparada para encarar a actividade política de abordagem ao cidadão, como um exercício livre que qualquer cidadão pode realizar. (Coordenador do Gabinete Eleitoral do Bloco Democrático)

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply