Presidente da República promete empenho para solucionar múltiplos problemas que afectam angolanos

Compartilhe

Oiça aqui:

O Presidente da República, João Lourenço, comprometeu-se, este sábado, 15, a trabalhar sempre para “edificar uma nação forte e estável, no quadro de um verdadeiro Estado democrático e de direito”.

Ao dirigir a mensagem sobre “Estado da Nação”, na abertura da I Sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional (AN), disse que vai lutar para construir um país respeitado no concerto das nações, que contribua, efectiva e activamente, para a paz e progresso da humanidade.

Segundo o Presidente, nos próximos cinco anos a prioridade continuará a ser a melhoria das condiçoes de vida e do bem-estar de todos os angolanos, pelo que o Executivo continuará a dedicar toda a sua atenção e empenho para o desenvolvimento económico e social de Angola.

“Queremos que os professores sejam valorizados e possam ensinar as crianças com mais qualidade, com melhores condições nas escolas públicas. Almejamos ver os hospitais não só bem apetrechados do ponto de vista técnico laboratorial, com profissionais bem preparados do ponto de vista profissional, mas, sobretudo, que sejam capazes de prestar serviços médicos mais humanizados e com a qualidade desejada”, argumentou.

Disse ambicionar ver os licenciados e pós-graduados melhor preparados nas instituições do ensino superior de Angola, para contribuírem para o aumento da produtividade, da competitividade e da inovação nos mais diversos ramos da vida económica e social.

Comprometeu-se a trabalhar para que as comunidades urbanas e rurais tenham melhor saneamento básico, habitações condignas com energia e água potável, num ambiente em que a segurança e ordem interna sejam permanentemente garantidas e as famílias vivam em paz e harmonia.

“Estas são as aspirações de todos os angolanos que, para se alcançar, temos de trabalhar unidos, cada um fazendo a sua parte”, explicou João Lourenço, defendendo que os angolanos devem ter orgulho da diplomacia do país na pacificação do continente africano.

O Presidente da república prometeu empenho para solucionar os múltiplos problemas que afectam o país, apesar de ter admitido que Angola enfrenta problemas complexos em vários domínios, assegurando que o seu novo mandato, estará voltado a concluir projectos e programas iniciados na anterior governação.

Quanto ao combate à corrupção e recuperação de activos do Estado em posse de privados, João Lourenço disse que o foram recuperados 15 mil milhões de dólares, em bens e activos financeiros.

No seu discurso sobre “Estado da Nação”, o Titular do Poder Executivo anunciou para o primeiro trimestre de 2023, a realização do quarto fórum nacional das autoridades tradicionais.

João Lourenço prometeu ainda que, o Executivo vai iniciar o processo de recadastramento das autoridades tradicionais e remeter no Parlamento, uma proposta de Lei de institucionalização do poder local.

Sobre as autarquias locais, o Presidente da República reafirmou o comprometimento do Estado visando a sua realização, embora não tenha se referido a data.

Defesa e Segurança

No que se refere às forças de defesa e segurança, informou que no último quinquénio foram feitos importantes investimentos na elevação dos seus níveis de organização, visando a reestruturação e redimensionamento do sector da defesa nacional.

“Reforçamos os meios para o combate à criminalidade e à deliquência, procedemos à inserção dos pagamentos dos salários  do sector da defesa nacional no sistema integrado de gestão das finanças do Estado, organizamos e reiniciamos a actividade da indústria de defesa, como é o caso da fábrica  de produção de uniformes militares”, precisou.

Acresceu que foram desenvolvidas acções para reforçar a sustentabilidade económica e financeira do sistema de segurança social das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Caixa de Protecção Social do Ministério do Interior, entre outras acções relevantes.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply