Presidente da Namíbia nomeia líder do partido na oposição como nova vice-ministra da Saúde

Compartilhe

O presidente Hage Geingob iniciou seu segundo e último mandato como chefe de Estado da Namíbia com algumas nomeações ousadas, segundo a imprensa Namibiana.

Hage Geingob, nomeou Emma Theofilus de 23 anos de idade, como vice-ministra da Tecnologia de Informação e Comunicação

Outra surpresa nas nomeações do presidente Namibiano, é de Esther Utjiua Muinjangue, líder do partido na oposição, Nudo, Organização Democrática da Unidade Nacional,  como vice-ministra da Saúde.

Geingob nomeou o antigo presidente do Banco Central da Namibia, Ipumbu Shiimi, para o cargo de ministro das Finanças,  substituindo Calle Schlettwein, que assume agora o ministério da agricultura, água e da reforma agrária.

O antigo vice-primeiro ministro Netumbo Nandi-Ndaitwah assume o  ministro das Relações Internacionais, enquanto que o ex-chefe da marinha Namibiana e actual director executivo do ministério da defesa Peter Hafeni Vilho como ministro responsável pelos assuntos de defesa e veteranos da Pátria.

O ex-ministro da reforma agrária Utoni Nujoma assume o ministério do trabalho.

A antiga vice-ministra da Educação Anna Nghipondoka passa a ser o titular da pasta. Outra promoção foi para Lucia Iipumbu, que substitui Tweya como ministro da industrialização e comércio.

A presidente da Comissão de Reforma da Lei e Desenvolvimento da Namíbia, Yvonne Dausab, assume o cargo de ministra da Justiça, enquanto Agnes Tjongarero foi promovida a ministra da juventude e Desporto.

Erastus Uutoni, foi nomeado ministro do Desenvolvimento Urbano e Rural.  Peya Mushelenga, assume o ministério da tecnologia da informação e comunicação.

O procurador-geral Albert Kawana foi nomeado ministro das Pescas.

Leave a Reply