PR condecora especialistas da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde
A Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP) manifesta a sua satisfação e felicita “calorosamente” os especialistas e consultores, que foram condecorados nesta terça-feira, 9, pelo Presidente da República, João Lourenço, no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional.
A satisfação foi expressa pelo coordenador e gestor técnico da UIP, Job Monteiro, em nota enviada ao Club-K, para quem “esta distinção simboliza um reconhecimento excepcional do mérito e do contributo valioso destes profissionais ao desenvolvimento da medicina em Angola”.
Segundo o responsável, este reconhecimento “representa não apenas uma conquista individual, mas um marco importante no esforço colectivo em direcção à excelência, capacitação e inovação na saúde”.
Foram condecorados o consultor para formação da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP), Albano Chivanja Eugénio, Intensivista, Djamel Márcio da Silva Kitumba, Neurocirurgião e o Imagiologista Celestino Pinto Delgado.
“Estes jovens médicos representam a excelência na formação médica angolana, comprometidos com o serviço público, a inovação clínica, a formação de novos quadros e a prestação de cuidados humanos e de elevada qualidade à população”, disse.
O intensivista, Albano Chivanja Eugénio enalteceu a iniciativa do Chefe de Estado João Lourenço, pois entende que “esta condecoração honra não só a mim, mas a toda a equipa de cuidados intensivos que diariamente se dedica à vida das pessoas”.
Segundo ele, “embora trabalhar na medicina intensiva em Angola seja um desafio exigente, é também uma oportunidade transformadora. Continuarei a lutar pela excelência no atendimento aos pacientes, convicto de que a formação contínua promovida pela UIP é essencial para construir um sistema de saúde mais resiliente”, salientou.

Já o neurocirurgião, Djamel Márcio da Silva Kitumba, Neurocirurgião disse que recebeu a distinção “com humildade e profunda gratidão. Partilho este reconhecimento com todos os profissionais de saúde do país, especialmente com a equipa da UIP, cuja dedicação tem sido fundamental”.
“Como neurocirurgião no Hospital Cardeal Dom Alexandre Nascimento e director pedagógico, estendo este mérito aos anestesistas, internos, equipa técnica e, acima de tudo, aos pacientes, que são a razão do nosso trabalho. Esta condecoração reforça o meu compromisso com o desenvolvimento da neurocirurgia em Angola, integrando inovação, tecnologia e humanismo em benefício dos doentes”, salientou.
Por sua vez, o imagiologista, Celestino Pinto Delgado, outro especialista condecorado, sublinhou que o acto representa “um sentido de responsabilidade”. Para ele, “a imagem médica é essencial ao diagnóstico e tratamento, e temos enfrentado grandes desafios para melhorá-la”, afirmou.

