População de Cafunfo afectada com surto de conjuntivite hemorrágica-Jordan Muacabinza

Compartilhe

Alerta ao povo, estamos perante a conjuntivite hemorrágica na vila de Cafunfo município do Cuango, Província da Lunda-Norte, pelo que aconselho a todos que estiverem contaminados com esse problema da conjuntivite hemorrágica, a se dirigirem ao Hospital Regional de Cafunfo para o devido tratamento.

A suposta doença tem se expandido com grande velocidade e com alguns casos a apresentarem gravidade, pelo que estou a apelar à população para reforçar as medidas de prevenção, que passam pela lavagem das mãos frequentemente, evitar tocar ou coçar os olhos, bem como evitar frequentar lugares com aglomerados de pessoas.

A conjuntivite hemorrágica é uma doença altamente contagiosa, caracterizada por hemorragia subconjuntival, inchaço repentino das pálpebras e congestão, vermelhidão e dor no olho.

A conjuntivite podem ser de diversa ordem, sendo a mais comum a infecção provocada por alguns tipos de agentes patogénicos, sobretudo bactérias, podendo também ser vírus e fungos.

Segundo os especialistas da saúde, a conjuntivite também pode ser causada por agentes químicos e físicos de ordem diversa, como corpos estranhos, calor intenso, gases irritantes, raios ultravioleta, fumos, entre outros.

Todavia, os sintomas iniciais mais frequentes são o lacrimejo, a fotofobia, a sensibilidade à luz e a vermelhidão,  pois em Cafunfo, quase uma metade da população está sendo assolada pela conjuntivite hemorrágica, mas populares não querem aderir hospital por vários motivos, alegando assim que o Hospital Regional nunca teve medicamentos, sempre que há casos de qualquer surto, pois não dão medicamentos apenas oferecem receitas para recorrer nos postos médicos privados.

Contudo, durante a minha investigação, pude notar que a maioria de pacientes com este quadro clínico, está se automedicar, facto desencorajado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por qualquer eventualidade, ninguém pode se automedicar, para isso muitos estão a usar a urina, shaldex, gentamicina, pomada de tetraciclina, choloraphinicol, dexametasone, contudo venho a todos alertar para que ninguém faça isto, devem recorrer ao Hospital Regional para devido tratamento.

Um dos médicos do Hospital Regional de Cafunfo, em conversa quando foi abordado sobre a presença do surto da conjuntivite hemorrágica na vila mineira de Cafunfo, disse que a unidade sanitária não tem conhecimento da existência da doença no seio da população, porque o hospital ainda não registou nenhum caso, dessa maneira quem assim for surpreendido pela doença, aconselho que na segunda-feira deve recorrer ao Hospital Regional, para que os médicos possam registar e dar ao seu devido tratamento.

Um defensor de Direitos Humanos em Cafunfo afirmou que a sua família e alguns dos seus vizinhos, amigos  já estão afectados com o vírus da conjuntivite hemorrágica,  também fez saber que uma das criança da sua casa, que teve este caso da primeira, não usou medicamentos para tratamento, mas sim água fresca, poucos  dias a doença sarou definitivamente,  pelo que denuncio a todos habitantes do Cafunfo e do Cuango, que sempre que estiver com esse quadro clínico deve recorrer  ao hospital para ajudar os especialista da saúde para dar o devido tratamento.

Aquele responsável prometeu ir nesta segunda-feira, 18, ao Hospital Regional de Cafunfo para a consulta e tratamento médico, segundo a orientação de um dos enfermeiros.

Por esta via, lamento o facto de um enfermeiro que disse no sábado e domingo não vai ao hospital, mas sim tem de ser na segunda-feira, porque todos os médicos e enfermeiros fim de semana aproveitam ficar em casa com a família, o que é lamentável.

Agora a pergunta que não se cala é, será que as pessoas só ficam doentes na segunda-feira? E se a pessoa com gravidade morrer no sábado, que não se recebe paciente de quem será a responsabilidade, senhora Ministra da Saúde, Silvia Lutukuta?

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply