PCA da Sonangol denuncia transferências milionárias pela anterior administração depois da sua exoneração

Compartilhe

Fonte: VOA

Carlos Saturnino diz ter informado ao Governo de transferências de 38 milhões para um banco em Dubai

O presidente do Conselho de Administração (PCA) da Sonangol denunciou a saída de montantes avultados para um banco no Dubai depois da exoneração do anterior CA dirigido por Isabel dos Santos.

Questionado sobre o que a empresa vai fazer com a saída desses montantes, Carlos Saturnino disse em conferência de imprensa nesta quarta-feira, 28, em Luanda, que qualquer acção é da inteira responsabilidade do Governo angolano.

Saturnino revelou que após a exoneração do CA dirigido pela filha do antigo Presidente da República José Eduardo dos Santos, o responsável das Finanças da empresa efectuou uma transferência de 38 milhões de dólares para a empresa Matter Business Solutions DMCC, com sede no Dubai.

O PCA afirmou que foram feitos pagamentos de quatro facturas, facto que, para ele, não foi de boa fé.

“Embora embora tenha sido exonerado no dia 15, o administrador que velava pelas Finanças ordenou no dia 16 uma transferência de 36 milhões de dólares a partir do banco BIC para Matter Business Solutions DMCC, com sede no Dubai, e esta não foi a única transferência, no dia 17 pagaram-se também quatro facturas”, revelou.

Carlos Saturnino denunciou também pagamentos de salários chorudos na gestão de Isabel dos Santos.

“Um valor global de 13 milhões de dólares para um conjunto de oito administradores e 26 elementos ligados à gestão da empresa em salários, empregadas, etc.”, acrescentou aquele responsável que adiantou ter informado o Governo sobre a situação da empresa..

“Cabe a essa entidade, enquanto dona da empresa, qualquer acção criminal porque nós não estamos aqui para levar pessoas à justiça, nós viemos gerir a empresa”, concluiu.

Refira-se que, por agora, nenhum antigo dirigente da Sonangol terá sido notificado pelos órgãos da justiça.

Leave a Reply